Barbieri em treinamento no Goiás ao lado de Túlio Lustosa. (Foto: Rosiron Rodrigues)
O atacante Michael é a grande aposta do Goiás na temporada. Destaque no acesso à Série A, com nove assistências e sete gols marcados, o jogador foi um dos poucos remanescentes da equipe do ano passado e já tem ganhado a confiança do novo técnico esmeraldino, Maurício Barbieri.
Em participação no programa Debates Esportivos da Sagres, o treinador afirmou que tem conversado bastante com o xodó da torcida para que ele possa repetir as boas atuações em mais um ano, mas que precisa se adaptar ao novo campeonato.
“Ele (Michael) pode sim (ser o grande destaque). Nós temos essa expectativa, mas temos de entender que é um campeonato com características bem diferentes. Não vou falar que é melhor ou pior, mas é um campeonato bem diferente. Eu acho que ele tem de se adaptar a isso. Se conseguir, o Michael tem condições de fazer diferença, sim”, pontuou o treinador.
Contratado para o lugar de Ney Franco, que optou por não renovar o contrato para a Série A, Maurício Barbieri foi anunciado como novo técnico no início de dezembro. Desde então tem participado da montagem do elenco e planejamento para a temporada.
O primeiro contato do treinador com Michael foi no dia 2 de janeiro, quando a equipe esmeraldina iniciou a pré-temporada. Alternando trabalhos físicos e técnicos, o Maurício Barbieri tem conversado bastante com o jogador para que essa transição entre as divisões possa ser melhor entendida durante o ano.
“É um trabalho de conversar, de orientar e de deixa-lo à vontade para desenvolvef o jogo dele. Ele precisa cumprir com as funções da equipe, mas ele tem sido muito participativo, tem perguntado o porquê de cada posicionamento, de uma cobertura. O relacionamento tem sido muito bacana”, classificou.
Criados nos terrões, Michael despontou tarde para o futebol. Sem conseguir despertar a atenção de Atlético, Goiás e Vila Nova, o atacante tentou a sorte no Goiânia, mas sem sucesso. A história só ganhou novos contornas em 2017, quando Michael se destacou pelo Goianésia no Campeonato Goiano e foi contratado pelo Goiás para o Brasileiro por pedido do presidente do Conselho Deliberativo, Hailé Pinheiro.
Com formação nas categorias de base em São Paulo, Maurício Barbieri entende as dificuldades para um jogador que não passou pelas etapas anteriores do futebol profissional, mas acredita que isso não será um empecilho para o jogador brilhar na Série A.
“Não é o caminho mais convencional (não ter passado pela base), mas não é raridade. O Lucas Lima até os 17 anos estava em equipe bem pequena. Se não me engano, o Ricardo Oliveira também começou de uma maneira bem diferente. Temos vários grandes exemplos que fizeram esse caminho da base. Não é tão comum, mas ainda acontece bastante”, concluiu.