(Foto: Reprodução/Record) 

Na noite desta terça-feira (23), a Record Goiás reuniu políticos, parceiros e imprensa para acompanhar juntos a estreia da nova macrossérie “Jezabel”, que narra a história da princesa fenícia, interpretada por Lidi Lisboa, que usa a sua beleza e sedução para impor a adoração de seus deuses pagãos ao povo israelita. O evento contou com a presenta dos atores Alexandre Slavieiro (Baltazar Bailon) e Ricardo Pavão (Pigmaleão).

O diretor executivo da Record Goiás, Marcos Silva, acredita que a superprodução da emissora cairá no gosto dos goianos do começo ao fim: “Eu acredito e torço que caia no gosto dos goianos. A produção está lindíssima, a fotografia perfeita e tem elenco de peso. Quem curtiu o primeiro capitulo, vai acompanhar todos os capítulos”, celebra Marcos.

Além do alto investimento, uma das novidades está em seu formato. Com quantidade menor de capítulos, cerca de 80, a nova produção se enquadra em uma macrossérie e se adapta aos novos hábitos de consumo da população brasileira.

“A principal diferença é que acabei de ver o primeiro capitulo e hoje eu sei do último capítulo. Ela está fechada. Já a novela é uma obra aberta, seu personagem cresce de acordo com o interesse do público”, explica Pavão.

O ator Alexandre Slavieiro vai interpretar, na macrossérie ‘Jezabel’, Baltazar Bailon, marido de Temina (Juliana Schalch), a quem vive humilhando, e pai de Chaya, cuja morte vai tentar evitar entregando a própria vida em sacrifício. Este será o quarto trabalho de Slavieiro na Record, o terceiro de teor bíblico.

“Como ator, eu trato os personagens que faço da mesma maneira. Neste sentido, eu não vejo diferença. Mas quando temos contato com um trabalho que é baseado na Bíblia, por causa da imersão nos estudos, a gente passa a querer entender e estudar mais. Eu sou católico, tinha um tempo que não lia a bíblia e agora tive uma nova chance de me aproximar”, analisou Slavieiro.

Assim como ocorreu com a antecessora, “Jesus”, o novo folhetim teve 98% das cenas gravadas no deserto do Marrocos. Outras sequências foram gravadas em estúdio na cidade de Paulínia (SP). Com previsão de 80 capítulos, de autoria de Cristiane Fridman, responsável por sucessos como “Vidas em Jogo” (2011) e direção de Alexandre Avancini, o folhetim marca a estreia na dramaturgia de Leo Cidade e Aline Prado.

A macrossérie “Jezabel” se tornou sucesso nos Estados Unidos junto a população hispânica que sintoniza, em horário nobre, pelo canal Univision. Desde a estreia, Jesus lidera audiência contra concorrentes como Telemundo e Unimás, alcançando ápice de 1,3 milhão de domicílios em um dia. Desde 2010, a Record TV já produziu onze produções bíblicas e tem exportado estas produções para vários países.

“A gente só tem a agradecer. De uns anos pra cá, vivemos um momento difícil em âmbito cultural, principalmente com este novo governo que vai começar a não despender tanto capital para alimentar a cultura no Brasil. Nós só temos que agradecer a Record e que continue investindo em teledramaturgia. O nosso mercado é difícil. Quanto menos investem, mais a gente fica sem trabalho. Uma sociedade se faz com educação, cultura, valores e amor”, comentou Slavieiro.

A macrossérie “Jezabel” vai ao ar, de segunda a sexta, a partir das 20h45.

História

A história de Jezabel (Lidi Lisboa), a rainha da Fenícia que se voltou contra o povo de Israel entre os século XVIII e XIX a.C, conhecida por ser cruel, manipuladora, vaidosa e capaz de tudo. Assim é a história principal da macrossérie que leva o nome da monarca e estreia nesta terça-feira (23) na Record TV.

Curiosidades

O figurino da macrossérie soma aproximadamente 12 mil peças – incluindo os acessórios e coroas. Desse total, metade é de figurino. Só de acessórios são 4 mil. Foram confeccionadas ainda 600 espadas, lanças e escudos. A produção criou 240 estátuas de deuses usando mármore e 400 peças que incluem bandejas e jarras.

Quase o dobro, 700, são peças de barro, como canecas e vasos. A história será contada em 31 estúdios e 56 cenários com o apoio de 50 cavalos e seis bigas. Para o Marrocos foram enviadas 100 pessoas – entre elenco e produção – e 160 malas de roupas.

Elenco

Saiba quem é quem na história:

Jezabel (Lidi Lisboa) – É a princesa da Fenícia, sacerdotisa de Aserá, mulher de Acabe (André Bankoff). Na infância, perdeu a mãe e o irmão e se voltou contra o pai. Dona de personalidade cruel, manipuladora e sedutora. É capaz de tudo para conseguir seus objetivos.

Rei Acabe (André Bankoff) – O sétimo rei de Israel é dominado pela mulher, Jezabel (Lidi Lisboa), dono de uma vaidade sem limite. Ficará contra Elias (Iano Salomão) por conta da desgraça de Israel, envolvida em idolatria. Vai perder a vida em guerra contra a Síria.

Elias (Iano Salomão) – Nascido em Terras de Gileade, vê o local ser consumido pelo fogo. Após a tragédia, passa a falar a palavra de Deus tentando evitar o mesmo sofrimento para outros povos. Irá enfrentar de igual para igual Jezabel (Lidi Lisboa).

Queila (Juliana Knust) – A cunhada de Jezabel (Lidi Lisboa) que esconde algo sofrido do passado e vai ser curada por Barzilai (Timóteo Heiderick). Seu filho, Baruch (ator não divulgado), também vai receber uma benção.

Raquel (Sthefany Brito) – Jovem teimosa, temente a Deus, a filha de Emanuel (Henri Pagnoncelli) vai se apaixonar por Micaías (Guilherme Dellorto).

Samira (Laís Pinho) – Empregada do palácio, é a boa filha de Obadias (Juan Alba), explorada pela irmã, Joana (Camila Mayrink) e que acaba sequestrada por Naamã (ator não divulgado)

Aisha (Adriana Birolli) – Mulher de Acabe (André Bankoff), é totalmente diferente de Jezabel (Lidi Lisboa), também casada com o monarca. Jovem de temperamento tranquilo, vai apoiar o marido nos momentos mais difíceis.

Eliseu (Ronny Kriwat) – Manipulado sempre pela mãe, Dalila (Narjara Tureta), vai ser ungido em dobro com o arrebatamento de Elias (Iano Salomão). Vai ser ministro quando Jezabel (Lidi Lisboa) perder a vida.

Ib (Fábio Scalon) – Capitão do exército da Fenícia, fiel às ordens de Jezabel (Lidi Lisboa) e Hannibal (Rafael Sardão). Se torna o principal inimigo de Elias (Iano Salomão).

Isaac (Leonardo Miggiorin) – É o jovem assistente de Obadias (Juan Alba) que vive com medo de ser vítima de Jezabel (Lidi Lisboa).

Levi (Leo Cidade) – O jovem atrapalhado vai viver com Leah (Bárbara Maia) um amor impossível, já que a família dela não permite a relação.

Sidônio (Pedro Lamin) – Oficial do exército da Fenícia, legal ao seu comandante, Hannibal (Rafael Sardão). Vai seduzir Joana (Camila Mayrink) até tirar sua virgindade.

Matheus (Bernardo Velasco) – Oficial do exército de Israel.

Dido (Juliana Xavier) – Outra serva de Jezabel (Lidi Lisboa) e que igualmente faz tudo por sua patroa. Assim como ela, é vaidosa, invejosa e ambiciosa.

Joana (Camila Mayrink) – A filha de Obadias (Juan Alba) é a irmã de Samira (Laís Pinho) que se tornará prostituta. Idólatra, vive em pé de guerra com o pai e é apaixonada pelo luxo.

Adama (Fernanda Nizzato) – É uma jovem temente a Deus que irá ficar ao lado de Joana (Camila Mayrink) quando a amiga for explorada por Samira (Laís Pinho). É apaixonada por Isaac (Leonardo Miggiorin).

Anaid (Brenda Haddad) – Uma das vilãs da história.

Hannibal (Rafael Sardão) – O oficial do soldado da Fenícia é pulso firme com seus comandados. Tem total confiança do rei Acabe (André Bankoff) e de Jezabel (Lidi Lisboa), embora esconda algo do seu passado. É o maior rival de Barzilai (Timóteo Heiderick).

Abner (Daniel Blanco) – É o irmão invejoso de Tadeu (Victor Sparapane). Acredita que ele foi culpado por “perder” Hannah (Juliana Boller).

Inlá (Leonardo Franco) – Vai ser o responsável por prever a vitória do povo de Israel diante da Síria. Marido de Rebeca (Talita Castro) e pai de Micaías (Guilherme Dellorto).

Adad (João Pedro Novaes) – O oficial fenício é apaixonado por armamentos e mortes. Terá um caso com Joana (Camila Mayrink) quando ela se tornar prostituta.

Batnoam (Aline Prado) – A jovem serva fiel de Jezabel (Lidi Lisboa) é dona de ambição, inveja e vaidade.

Baltazar (Alexandre Slaviero) – O marido de Temina(Juliana Schalch), a quem trata com agressividade, e pai de Chaya, vai fazer de tudo para impedir que a garota seja sacrificada.

Barzilai (Timóteo Heiderick) – É o comandante do exército de Israel, que irá bater de frente com Hannibal (Rafael Sardão) e se envolver com Queila (Juliana Knust). Por ordem de Acabe (André Bankoff), vai cuidar da mulher dele, Jezabel (Lidi Lisboa).

Dalila (Narjara Tureta) – Casada com Safate (Giulio Lopes)e mãe de Hannah (Juliana Boller) e Eliseu (Ronny Kriwat), é uma mulher temente a Deus. Possui uma compulsão alimentar que preocupa todos os parentes.