Alisson se estica todo para defender a cobrança de Gustavo Gómez, a primeira da série (Foto: CBF/Lucas Figueiredo)

Nos pênaltis, como em 2011 e 2015, o Brasil voltou a decidir uma vaga à semifinal da Copa América com o Paraguai. Desta vez, porém, com vitória, por 4 a 3. Alisson defendeu a primeira cobrança alvirrubra e Gabriel Jesus fez o gol que selou a classificação canarinho na noite desta quinta-feira (27), na Arena do Grêmio em Porto Alegre-RS, após um 0 a 0 em mais de 90 minutos.

O Paraguai teve um jogador expulso, ainda aos 12 minutos do segundo tempo, e o goleiro paraguaio Gatito Fernández acabou sendo o destaque da partida e eleito o melhor em campo.

Na semifinal, no Mineirão na terça-feira (2) às 21h30, o Brasil enfrentará o vencedor de Venezuela x Argentina, que jogam nesta sexta (28) às 16h, no Maracanã.

O jogo

Teve de tudo, menos gol. Após um primeiro tempo de dar sono, com alguns lampejos como no chute de Firmino aos 3’, defendido por Gatito, e na finalização quase cara a cara de Derlis González aos 28’, espalmada por Alisson, o jogo ganhou emoção na etapa final, principalmente após a expulsão de Balbuena aos 12’, em um lance em que só não foi pênalti porque o árbitro chileno se corrigiu no VAR.

A partir daí, a partida ganhou emoção, ainda mais depois da entrada de Willian no lugar de Allan, que fez jogo apagado como titular. Aos 28’, Éverton Cebolinha fez um salseiro na defesa paraguaia pela esquerda, cruzou e a bola sobrou para Gabriel Jesus, que girou bonito na primeira trave, mas chutou para fora. Aos 30’, o atacante do Grêmio foi quem arriscou, após passe de Coutinho, mas ela explodiu na zaga e foi pela linha de fundo.

Aos 42’, Lucas Paquetá sofreu falta pela esquerda. Coutinho cobrou com perfeição e Alex Sandro desviou de cabeça, bonito, mas Gatito voou para espalmar e salvar o Paraguai. Dois minutos depois, Willian tabelou com Firmino e bateu, meio sem força, mas acertando a trave direita do goleiro do Botafogo.

Aos 50’, a blitz brasileira continuava. Éverton Cebolinha, de novo, arriscou após rebote dentro da área, mas a bola desviou na zaga paraguaia e foi embora pela linha de fundo. No minuto seguinte, foi a vez de Coutinho desperdiçar e acertar a zaga alvirrubra, na última chance da partida, que foi decidida as penalidades.  

{source}
<blockquote class=”twitter-tweet” data-lang=”pt”><p lang=”pt” dir=”ltr”>O ?? venceu o primeiro jogo das quartas de final na <a href=”https://twitter.com/CONMEBOL?ref_src=twsrc%5Etfw”>@CONMEBOL</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/CopaAmerica?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#CopaAmerica</a>, agora espera as semifinais pelo ganhador entre ?? e ??. <a href=”https://t.co/AVVqrxzwek”>pic.twitter.com/AVVqrxzwek</a></p>&mdash; Copa América (@CopaAmerica) <a href=”https://twitter.com/CopaAmerica/status/1144446971031117824?ref_src=twsrc%5Etfw”>28 de junho de 2019</a></blockquote>
<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

{/source}

FICHA TÉCNICA

Jogo: Brasil 0 (4) x (3) 0 Paraguai (Quartas de final)

Data/horário: 27/06/2019 às 21h30, hora de Brasília.

Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre-RS.

Arbitragem

Árbitro: Roberto Tobar (CHI)

Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Cláudio Rios (CHI)

Opera o VAR: Julio Bascuñan (CHI)

Pênaltis

Brasil

Willian, Marquinhos, Coutinho e Gabriel Jesus converteram. Firmino desperdiçou a quarta cobrança, chutando à direita de Gatito. 

Paraguai

Almirón, Valdez e Rojas converteram. Alisson defendeu a primeira cobrança de Gustavo Gómez, e Gonzáles mandou a quinta para fora, à direita do goleiro brasileiro. 

Cartões amarelos

Brasil: Filipe Luís (43‘1T), Firmino (1’2T) e Arthur (38’2T)

Paraguai: Arzamendia (29‘1T), Piris (33’1T) e Alonso (36’1T)

Cartão vermelho

Paraguai: Balbuena (12‘2T)

Escalações

Brasil: Alisson, Daniel Alves (Lucas Paquetá), Thiago Silva, Marquinhos, Filipe Luís (Alex Sandro), Allan (Willian), Arthur, Philippe Coutinho, Gabriel Jesus, Éverton e Firmino. Técnico: Tite.

Suplentes: Cássio, Ederson, Fagner, Miranda, Éder Militão, Alex Sandro, Lucas Paquetá, Willian e David Neres.

Paraguai: Gatito Fernández, Iván Piris, Fabián Balbuena, Gustavo Gómez, Junior Alonso, Richard Sánchez (Escobar), Celso Ortiz, Miguel Almirón, Hernán Pérez (Rojas), Derlis González e Santiago Arzamendia (Valdez). Técnico: Eduardo Berizzo.

Suplentes: A. Silva, A. Aguilar, Escobar, Torres, Valdez, Rojas, M. Rojas, Cardozo, Santander, Iturbe, Domínguez e Romero.

Pagantes: 45.495.

Não pagantes: 2.716.

Público total: 48.211.

Renda: R$ 10.352.430,00.