(Foto: Sagres On)

A Metrobus passará a ser responsabilidade da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), a transferência foi acertada nesta terça-feira (13), durante reunição entre o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB). A CMTC poderá fazer a privatização da linha, ou seja, a licitação da concessão para exploração da linha, hoje em poder da Metrobus.

O presidente da Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC), Benjamim Kenedy, disse em entrevista à Sagres 730 que a proposta feita para o governador Ronaldo Caiado para a transferência da Metrobus seja por meio de projeto de lei que será enviado à Assembleia.

Leia + Acordo entre Caiado e Iris avança para privatização do Eixão e desoneração de tarifa

“Essa transferência da Metrobus para CMTC, por meio de um projeto de lei, é um projeto quer vai ser enviado e só terá eficácia caso a Metrobus seja privatizada e que a CMTC tenha sucesso no processo licitatório”, afirmou. “A Metrobus precisa, realmente, ter interessados e que ela seja arrematada nesse processo licitatório que futuramente será lançado”, completou.

O segundo passo por tanto, afirmou o presidente da CMTC, seria dentro da CMTC sem a participação da Metrobus. “A Metrobus não muda em absolutamente nada, hoje ela continuar com seu presidente, continuará com seus funcionários normais, com seus veículos, com a sua garagem e o governo Estadual terá toda a gestão”, afirmou. “Nessa futura lei, estará bem definida que a eficácia da lei será após a privatização da Metrobus através desse processo licitatório”, completou.

PodFalar #47: Como melhorar o transporte coletivo e reduzir o preço da tarifa

{source}
<iframe width=”100%” height=”20″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/637033878&color=%23ff5500&inverse=false&auto_play=false&show_user=true”></iframe>
{/source}

Na reunião entre Estado e Município, a CMTC apresentou ao governador a proposta que busca alternativas para a desoneração da tarifa do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia (RMG). O estudo aponta para aumento na taxa de licenciamento de veículos pelo Detran-GO para que, com o recurso extra criar um Fundo de Transporte para subsidiar a tarifa e reduzir seu valor, além de bancar novos investimentos no sistema.

“Governador e fez algumas outras propostas de criação do fundo e nós estamos fazendo esses cálculos para ver como vai ficar a proposta, mas a princípio não ficou nada definido qual será a fonte total, na próxima semana divulgamos como será feito a criação desse fundo”, afirmou o presidente da CMTC. “Depois de aprovado, vai para a Assembleia Legislativa, para fazer a remessa dessa proposta de Projeto de Lei para aprovação dos deputados”, completou.

Ouça a entrevista completa:

{source}
<iframe width=”100%” height=”20″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/665676653&color=%23ff5500&inverse=false&auto_play=false&show_user=true”></iframe>
{/source}