(Foto: Fernando Leite/ Assessoria)

O atual governo de Goiás assumiu a gestão diante de um cenário de dificuldades financeiras e transformações profundas na estruturação da política nacional. Ao invés de se aterem a complexidade dos problemas, os gestores selecionados pelo governador Ronaldo Caiado e vice-governador Lincoln Tejota enxergaram um momento oportuno para trazer novas ferramentas de aperfeiçoamento dos serviços prestados à população goiana. Neste contexto, surgiu o programa Goiás de Resultados, que tem o objetivo de trazer resultados rápidos e impactantes aos cidadãos.

Durante a estruturação do programa os gestores identificaram uma situação de entrave dentro da própria equipe. Não adiantava um pequeno grupo avistar a necessidade de mudanças, enquanto o antigo modelo de gestão ainda estava impregnado na cultura do serviço público. Vislumbrando um futuro de maximização da entrega de resultados, o Comitê do programa considerou que o investimento na preparação do servidor público era a prioridade. Por isso, a primeira etapa foi dedicada aos líderes de resultados. São mais de 130 servidores de diferentes órgãos integrando um grupo responsável por disseminar o modelo de Estado transversal, com gestão pública distribuída e visão ampliada das demandas.

Os líderes de resultados serão essenciais para alinhar os objetivos do governador Ronaldo Caiado com a realidade da estrutura governamental. Eles representam mais de 50 órgãos que aderiram ao projeto e vão identificar os problemas dentro das suas áreas. Munidos de indicadores específicos, esses líderes vão sugerir ações novas ou de correção que otimizem o desempenho do serviço público.

O governador Ronaldo Caiado deu início a um novo ciclo de políticas públicas e não vai mais admitir que sejam despendidos grandes esforços na edificação de obras inacabadas ou investimentos em sistemas em crise. Caiado elegeu o vice-governador Lincoln Tejota para coordenar o programa Goiás de Resultados e lhe incumbiu da missão de convocar todos os atores da gestão pública para que olhem adiante e priorizem um legado estrutural para o Estado. E assim está sendo feito.

O Goiás de Resultados emerge em de um cenário com servidores motivados em reinventarem os processos que há anos emperram a máquina pública. A expectativa é de que, o compartilhamento de experiências e a comunicação transversal entre os gestores, permita que tudo feito dentro das repartições públicas sejam assertivos e, de fato, se convertam em resultados impactantes para todo o povo goiano.

Bruno Netto é Gestor do Comitê do programa Goiás de Resultados