Foto: Sagres TV
Uma fila que impressionava quem passava, um verdadeiro retrato do tamanho do desemprego que atinge o Brasil. A fila Começava em frente ao Senac de Aparecida, no Jardim Luz, passava por duas esquinas, e dava volta em dois quarteirões. E nao parava de chegar gente. Uma equipe da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Aparecida de Goiânia (SMTA) teve que que controlar o tráfego. As amigas Davilly Leandra e Luana dos Santos eram as primeiras a chegar. Chegaram às 18h30 de ontem (14). Trouxeram cadeira e cobertores e passaram a noite ali. Davilly, que está desempregada há um ano, e Luana há 6 meses, estavam confiantes de que conseguiriam uma das vagas oferecidas no 1º Feirão do Emprego em Aparecida. “Fez muito frio de madrugada, mas tanto esforço vale a pena, porque sei que uma das vagas será minha”, diz Luana.
Para aguentar a espera, muita gente sentou no chão, ou trouxe cadeiras. Foram instalados banheiros químicos e muitos ambulantes vendiam café da manhã. Sérgio Márcio Teixeira está desempregado há 1 ano e meio. Ele diz que para quem já passou dos 50 anos, como ele, fica ainda difícil se recolocar no mercado de trabalho. “Toda a minha experiência como motorista e caminhoneiro não é levada em conta”, desabafa. O atendimento começou às 8h da manhã e foi ordeiro, sem tumulto.
No 1º Feirão do Emprego Em Aparecida, 25 empresas oferecem 2 mil vagas de trabalho nas mais variadas áreas, como vendedor, secretária, construção civil. Havia também vagas para estágio, para jovens aprendizes e para pessoas com deficiência (PcD). O Feirão foi organizado numa parceira da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), Sesc, Senac e Prefeitura de Aparecida. os candidatos passaM por uma triagem com as equipes de recursos humanos das empresas e, em breve, os selecionados serão chamados.
Marcelo Baiocchi, presidente da Fecomércio, diz que os organizadores foram até os empresário sensibilizando-os a abrir vagas de trabalho: “Este ano, ainda vai ocorrer mais um feirão na cidade de Catalão, região Sudeste do Estado, estão previstos 4 para o ano que vem, um deles em Aparecida”.
O diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, explica que hoje também foram ofercidos cursos e palestras com orientações para quem vai procurar um emprego. “Vamos orientar sobre como preparar o currículo, o tipo de roupa mais adequado na hora de procurar emprego e como se portar durante a entrevista”, explica. Leopoldo diz que também serão oferecidas vagas em cursos profissionalizantes gratuitos.
Adriano Montovani, secretário de Trabalho de Aparecida, explica que a Prefeitura ajudou intensamente na estruturação do feirão, no contato com os empresário e que não apaenas agora mas durante todo o ano tem buscado sensbilizar o empresariado para abrir novas vagas de trabalho.
Confira a reportagem de Silas Santos
{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/R4zIl-Kl_9s” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}
No programa Sinal Aberto desta terça-feira (15), o diretor do Sine da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego de Aparecida de Goiânia Anésio Rodrigues concedeu entrevista exclusiva.
Confira a seguir
{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/k91JzCeWZq4″ frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}
O feirão
Pela manhã, a fila já passava por duas esquinas e dava volta em dois quarteirões, e não parava de chegar gente que buscavam uma oportunidade entre as 25 empresas que estão oferecendo as vagas. As oportunidades são para estágio, jovem aprediz, recepcionistas, vendedor, analista financeiro sênior, analista de marketing, assistente administrativo, assistente contábil, coordenador de projetos e obras, analista de logística, vídeo mack áudio visual, motorista, mecânico de máquinas pesadas, vigilante, porteiro e outros.
Os cursos profissionalizantes são gratuitos e ofertados pelo Senac Goiás, que ensinam como elaborar um currículo, como se portar diante de uma entrevista, processo seletivo, dinâmica de grupo e maquiagem para o trabalho.
Serviço
Assunto: 1° Feirão do Emprego
Data: 15 de outubro (terça-feira)
Horário: das 8h da manhã às 17h
Local: Unidade Senac de Aparecida de Goiânia (Avenida Maria Cardoso, quadra 29, Setor Jardim Luz, Aparecida de Goiânia)