Conselho Técnico Goianão 2020 (Foto: Arthur Barcelos/Sagres On)
Sem grandes novidades, os detalhes da primeira divisão do Campeonato Goiano de 2020 foram definidos em reunião do Conselho Técnico envolvendo representantes dos 12 clubes envolvidos no torneio. Ainda sem tabela, que deverá ser detalhada nas próximas semanas, a competição estadual começará no dia 22 de janeiro, quarta-feira, e será encerrada três meses depois, no dia 26 de abril, domingo.
Que pese a oposição de Atlético e Goiás, que sugeriram duas datas a menos, o Goianão seguirá com 18 rodadas, sendo 12 na primeira fase, onde os times dos grupos A e B se enfrentarão em turno e returno. Avançam para a fase final as oito equipes de melhor campanha, enquanto as duas piores são rebaixadas para a Divisão de Acesso. Nas quartas de final, semifinais e finais, jogos de ida e volta, e a única vantagem para o time de melhor campanha segue sendo o jogo de volta em casa. Em caso de empate, decisão por pênaltis.
Respectivamente campeão e vice-campeão neste ano, Atlético e Goiás foram os cabeças de chave dos grupos, enquanto o restante das equipes foram sorteadas de forma regionalizada: Vila Nova e Goiânia na capital, Aparecidense, Anápolis, Anapolina e Grêmio Anápolis representando Anápolis e Aparecida de Goiânia, Goianésia e Jaraguá no Vale do São Patrício, além de Iporá e Crac.
No Grupo A ficaram Atlético, Vila Nova, Goianésia, Anapolina, Aparecidense e Iporá, que enfrentarão o Grupo B de Goiás, Goiânia, Jaraguá, Anápolis, Grêmio Anápolis e Crac. A grande novidade da edição será a estreia do Jaraguá na elite do futebol goiano, que conquistou o título da Divisão de Acesso neste ano, enquanto o Anápolis retorna para a primeira divisão depois do rebaixamento em 2018.
O destaque na fase de grupos fica para o alto número de clássicos: serão oito em Goiânia (dois Goiás x Vila Nova e dois Goiás x Atlético de um lado, dois Goiânia x Atlético e dois Goiânia x Vila Nova do outro), enquanto a Anapolina também enfrentará em duas oportunidades seus rivais locais, Anápolis e Grêmio Anápolis. No Vale do São Patrício, dois inéditos encontros entre Goianésia e Jaraguá na primeira divisão.
Por sua vez, os clássicos da capital terão torcida única sendo realizados nos estádios próprios dos clubes. Ou seja, Atlético no Antônio Accioly, Goiás no Hailé Pinheiro e Vila Nova no Onésio Brasileiro Alvarenga, como assim manisfestaram os representantes do trio durante a reunião. Já o Goiânia ainda precisa definir sua situação com o Governo de Goiás caso realize seus jogos nos estádios Serra Dourada ou Olímpico.
A principal mudança no regulamento do Goianão foi a inclusão do árbitro de vídeo. O recurso poderá ser solicitado pelos times envolvidos (mandante e/ou visitante) independente da fase da competição, e os clubes que deverão arcar com os custos. Em relação à transmissão, serão dois jogos transmitidos por rodada: um pela televisão aberta, na Rede Globo, e outro pela internet através da FGF TV, no Facebook e no YouTube.