(Foto: Assessoria Governo Goiás)
A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (GoInfra) informou no final da manhã desta segunda-feira (6) que as pontes localizadas nas GO-040 e na GO-215, localizadas na zona rural do município de Pontalina estão comprometidas e estão interditadas pelo período de 40 e 15 dias, respectivamente.
De acordo com a nota enviada a Sagres, a GoInfra explicou que “houve movimentação do aterro de forma muito intensa, o que abalou sobremaneira o encabeçamento das pontes e, consequentemente, da capacidade de absorção de peso nas respectivas estruturas”, informou.
As equipes da agência monitoravam as pontes diariamente. Desde o sábado (4), a ponte na GO-040 estava interditada e a GO-215 estava aberta ao tráfego.
Uma força-tarefa, composta por representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), profissionais da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago), equipes do Corpo de Bombeiros, Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar, Comando de Policiamento Rodoviário da PM e Defesa Civil, foi enviada ao local para avaliar os danos na região que sofre com as fortes chuvas no local.
O abastecimento de água já foi retomado em Pontalina na manhã de domingo. A Saneago explicou que, imediatamente após a regularização do nível da água na área da captação, no final da tarde de sábado (04), foram iniciados os trabalhos de avaliação de todos os equipamentos e de limpeza da estrutura. Os motores passaram a noite em uma estufa, garantindo a secagem adequada. Foram executados os reparos necessários também nos demais equipamentos danificados pela inundação.
A região de Pontalina, a 200km de Goiânia, sofre com as fortes que caem na região. Em 12h, da noite de sexta até o meio dia de sábado, choveu cerca de 192mm. Este volume representa 80% do esperado para o mês de janeiro pela climatologia.
Desvio
Sobre o desvio que vai atender o acesso ao município, o presidente da Goinfra, Pedro Sales, esclarece que já foi providenciado, em parceria com a prefeitura, um desvio em estrada vicinal, onde, segundo ele, será permitido apenas o tráfego de veículos leves e utilitários. “Veículos mais pesados que necessitarem passar pelo local deve utilizar a estrada que passa pela cidade de Mairipotaba. O Batalhão Rodoviário já está no local para o devido controle do tráfego”, disse.