Amigos, este será o nosso último podcast da primeira temporada de Ouvindo Cinema, para o Sistema Sagres de Comunicação. E o homenageado desta semana é o grande compositor John Barry. Esse talentoso maestro se notabilizou quando se tornou o compositor oficial dos filmes da franquia 007, o famoso agente secreto da Rainha da Inglaterra.

Tudo começou quando foi chamado para fazer os arranjos e desenvolver o tema composto pelo compositor Monty Norman, que criou a sequência harmônica marca das trilhas de 007. Todos os filmes da franquia, com raríssimas exceções, têm sempre essa sequência harmônica. Ela quase sempre está na introdução do tema de abertura e que nos passa um sentimento de suspense. No podcast explico melhor como funciona musicalmente.

John Barry não ficou apenas como compositor de filmes do agente inglês. Ele viajou com suas músicas em outras histórias que lhe renderam cinco Oscars. O primeiro, que o fez ganhar duas estatuetas, foi com a música do filme “Uma Leoa Chamada Elsa”. O longa teve o tema muitíssimo conhecido e foi gravado e regravado por um grande número de interpretes. O “Born Free”, em 1966, e depois o épico “O Leão do Inverno”, em que recebeu seu terceiro Oscar.

Em 1985, John Barry ganhou o quarto Oscar pelo filme romântico “Minha África”. Por fim, em 1990, foi premiado pela trilha de “Dança com Lobos”. Curiosamente pelos trabalhos realizados na franquia 007, em toda sua carreira, nunca recebeu nenhum prêmio.

Muitos outros trabalhos na carreira do compositor precisam ser citados, como o mega sucesso chamado “Em Algum Lugar do Passado”, onde criou um dos temas mais belos da história do cinema. A música de abertura desse famoso filme chegou a ser utilizada como fundo musical em vários casamentos pelo mundo afora.

Um outro trabalho inesquecível desse artista da música foi para o longa “Midnigth Cowboy” de 1968. O filme me marcou muito quando tinha meus 18 anos e já vivia apaixonado pela arte das trilhas sonoras.

Fazer música para o cinema é abraçar uma arte que sempre vai levar emoções para os amantes do espetáculo fílmico. Os sons harmônicos, com suas melodias marcantes têm como meta mexer com nossa sensibilidade provocando arrepios e, em muitas vezes, nos levando a chorar.

Quero deixar aos grandes amigos da Sagres 730 o meu muitíssimo obrigado pela acolhida sempre carinhosa para com esse compositor, apresentador, que durante toda a temporada, viveu muitos momentos de muitas alegrias, produzindo o Ouvindo Cinema.

Até a próxima temporada, se Deus quiser.

Confira algumas composições de John Barry

John Barry – Fun City – Midnight Cowboy

Tema de aberturas 007

Tema de abertura Thunderball

Tema de abertura Born Free

Tema de Out of Africa

Tema de Dances With Wolves

Tema de abertura de Midnight Cowboy

Confira edições anteriores do Ouvindo Cinema

Ouvindo Cinema #32 | Vida e Obra de Charlie Chaplin

Ouvindo Cinema #31 | Sobre Henry Mancini Parte 2

Ouvindo Cinema #30 | Sobre Henry Mancini Parte 1

Podcast Ouvindo Cinema

A série de podcasts “Ouvindo Cinema” é apresentada e produzida pelo cinéfilo, musicista, compositor e arranjador, Beto Strada. A ideia é compartilhar com o público, em um formato atual, e ampliar a percepção do público do Cinema por meio de suas trilhas sonoras e efeitos.

Os episódios serão postados sempre às quinta-feiras, às 14h, no SoundCloud, Itunes, Spotify, Dreezer, Google Podcast e Youtube. Na Rádio Sagres vai ao ar, toda quinta-feira, a partir de 14h30 e com reprises ao longo da nossa programação.