O paciente da Vila São Cottolengo que foi diagnosticado com Covid-19, no último dia 20 de março, saiu do isolamento e encontra-se recuperado da doença. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da instituição nesta quarta-feira (6).
Após 17 dias sob os cuidados necessários, o paciente, do sexo masculino, recebeu alta hoje (6) e já foi encaminhado para sua unidade de origem, sem sintomas e passando bem. Ele foi recebido com aplausos e alegria pela equipe responsável pela unidade, que passa hoje por uma limpeza terminal para garantir ainda mais proteção aos pacientes. Nenhum dos internos da unidade possui sintomas gripais e aqueles que foram testados acusaram negativo para o vírus.
“Hoje é um dia feliz para todos nós, pois sabemos o quanto temos nos empenhado em cumprir todas as determinações pela saúde dos nossos pacientes. Sabemos que estamos vivendo um dia após o outro e que tudo é muito incerto, mas o mais importante é saber que o nosso lindo menino está recuperado”, diz Lidiane Castro, enfermeira coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Vila São Cottolengo.
A Vila segue fechada para visitação. Atendimentos médicos e terapêuticos realizados para a população externa estão suspensos, assim como as aulas da Escola Especial da instituição.
Primeiro caso na instituição
Este foi o primeiro caso registrado de Covid-19 na instituição. Desde a notificação do primeiro caso no Brasil e, posteriormente, com o Decreto 9633, de 13 de março de 2020, a instituição tem intensificado ainda mais as medidas de controle e proteção visando à minimização dos riscos de contágio pelo novo coronavírus.
Medidas preventivas
Dentre as medidas que já estavam sendo tomadas, adotamos ainda o fechamento total da instituição para visitação, atendimentos médicos e terapêuticos realizados para a população externa suspensos, as aulas da Escola Especial da instituição suspensas. A Vila afastou ainda os colaboradores que se encontram no grupo de risco, instituiu o teletrabalho/home office para determinados setores, bem como a redução proporcional de jornada de trabalho e salário, uso obrigatório de máscaras na instituição, entre outras precauções.
Casos suspeitos
A Vila aguarda ainda o resultado de outros dois casos suspeitos. A expectativa é de que até o final desta semana sejam notificados.