O Vila Nova Futebol Clube confirmou sua presença na disputa do Campeonato Brasileiro de Aspirantes nessa temporada 2020. O convite foi feito pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na última semana e aceito pela diretoria colorada, que já esperava a oportunidade, por conta das desistências de clubes que tinham esse direito e abriram mão, devido a pandemia do COVID-19. Em entrevista ao Sistema Sagres de Comunicação, Olímpio Jayme Neto, um dos integrantes do Conselho de Administração das Categorias de Base do clube, explicou que a partir do momento de desistências, o Vila ficou atento.
“Nós estávamos monitorando uma possível vaga, hoje temos um coordenador na base, o Rafael Fernandes que mantem contato com outros coordenadores do Brasil e fomos vendo alguns clubes sinalizarem suas desistências. Então reunimos como o nosso presidente (Hugo Jorge Bravo) e cogitamos participar do campeonato pra ver se o clube conseguiria atender a demanda da CBF, pra estar jogando o Brasileiro Sub 23. Tivemos o aval do presidente e deixamos preparada uma carta de confirmação caso a CBF mandasse o convite, que chegou até nós na semana passada. Com isso, pegamos o convite e demos entrada na FGF (Federação Goiana de Futebol) e com mais ou menos três dias, tivemos a confirmação oficial da CBF”.
A intenção da diretoria colorada é utilizar principalmente jogadores da categoria Sub-20, mesclando com eventuais profissionais que não venham atuando no time principal ou que precise de ritmo de jogo. Em relação ao comando técnico do time de aspirantes, é algo que ainda será definido, como destacou Olímpio Jayme. “A gente obteve essa confirmação muito recente, no fim de semana, e tínhamos um jogo muito importante diante do Santa Cruz. Não deu tempo ainda de reunir com toda diretoria pra ter essa definição, que será a partir do nosso presidente Hugo Jorge Bravo. A reunião pra definir isso, acontecerá ainda essa semana”, revelou o dirigente.
Um nome que pode ser confirmado para assumir o comando técnico do time de aspirantes é o de Gustavo Nabinger, atual técnico do Sub-20, e caso isso aconteça, Nabinger pode inclusive acumular as duas funções. Olímpio Jayme demonstrou ter bastante confiança não só no atual técnico do Sub-20, mas em todos os profissionais que compõem as Categorias de Base do Tigrão, “o Gustavo(Nabinger) está preparado, é um excelente profissional assim como todos os profissionais que temos no clube. Se o presidente optar pelo Gustavo ou pelo técnico do Sub 13, eu estou de acordo com qualquer um, pois temos uma equipe muito qualificada na nossa categoria de base”, enfatizou Olímpio.
Segundo Olímpio Jaime Neto, o ponto principal da participação do Vila Nova na competição Sub-23 será dar experiência para os jogadores mais jovens, para que cheguem mais preparados no futebol profissional futuramente e até mesmo, caso o técnico Bolívar precise nesse Campeonato Brasileiro da Série C. A competição deverá começar no dia 18 de outubro e conta com as presenças do seguintes clubes: Avaí, Ceará, Corinthians, Coritiba, CRB, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Juventude, Paraná, Paysandu, Sampaio Corrêa, Santa Cruz, Santos e Red Bull Bragantino, além do Vila Nova.
Ouça a entrevista de Olimpio Jayme – Vila Nova