A prefeitura de Anápolis entregou nesta segunda-feira (28) 530 moradias do programa “Minha Casa, Minha vida”. Estiveram na entrega o governador Marconi Perillo (PSDB), o prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT), o ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP), e o sub-secretário de assuntos Federativos do Gabinete de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto.

Durante o evento, o ministro reforçou as possibilidades de parceria do governo federal com o estado de Goiás. “Eu trago o abraço da presidenta Dilma para o governador Marconi Perillo, para o prefeito Antônio Gomide, e dizer que essa parceria vai continuar”, disse Mário Negromonte. Segundo ele, ao todo serão inauguradas 1125 casas, incluindo as residências que foram entregues hoje.

“A previsão era de 27 mil e fomos para 48, quase 50 mil unidades. Isso é uma demonstração de que o governo e o município estão afinados com a Caixa e o Ministério das Cidades, e isso nos dá muita alegria, muito prazer”, complementou o ministro. Negromonte disse que a suspensão de créditos para financiamento de casas em bairros sem asfalto se refere apenas a um período de transição.

“Até junho já está feita a transição pra gente flexibilizar e buscar a parceria, porque  se você não der infra-estrutura, saúde, saneamento, água e esgoto, daqui a pouco a sociedade vai condenar o governo Dilma, a Caixa Econômica e o governador. Então tem que ter regras. Nós queremos fazer condomínios com qualidade. Vamos dar um tempo para se aperfeiçoar”, ressaltou.

Parcerias

Olavo Noleto enalteceu que o governo federal está aberto a parcerias com o governo estadual. “É um governo que prima pelo caráter republicano, democrático, vamos ter uma parceria muito forte com todos os governadores de oposição, com os prefeitos, e nós vamos mostrar que tem um jeito novo de fazer política no país, e esse jeito está construindo resultados que estão sendo aprovados pela população”, disse.

O prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, também exaltou a importância de parcerias com o governo federal. “Nós sabemos que é um grande investimento do governo federal, mas a prefeitura tem facilitado e buscado desde o primeiro instante da nossa gestão essas parcerias para que se pudesse tirar do papel, e se tornar realidade. Em dois anos nós já estamos com mais de 3 mil novas moradias populares em Anápolis. Isso para nós é um grande desafio, e em quatro anos vamos ter 5 mil novas moradias”, prometeu.

Foram aplicados pelo governo federal, em parceria com a prefeitura de Anápolis, R$ 44 milhões no projeto, destinados a compra do terreno, construção e acabamento. A prefeitura entrou com a doação da área e infra-estrutura. As casas contam com sala, banheiro, cozinha e dois quartos em terrenos de mais de 200 m², com possibilidade de expandir a construção.