O projeto de lei que reajusta em 45% a remuneração dos diretores das escolas estaduais deve ser enviado nos próximos dias para a Assembleia Legislativa. Está previsto também a capacitação dos diretores das 1095 escolas estaduais. O reajuste salarial deve ocorrer a partir do mês de abril.

“O secretário Thiago já promoveu vários cortes de despesas na educação atendendo a nossa solicitação. Com esses cortes é que estamos conseguindo melhorar a gratificação dos diretores”, explicou o governador Marconi Perillo. A remuneração é dividida com o porte de cada escola, e o número de turnos. O processo de eleição para novos diretores está previsto para ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.

O mandato dos gestores passará de dois, para três anos, com início em primeiro de agosto. Para assumir a diretoria os candidatos terão que passar por avaliações e apresentação de um plano de trabalho. O secretário de Educação do Estado, Thiago Peixoto, explicou que os novos diretores também poderão participar de cursos voltados a gestão na educação pública.

“Quem quiser ser candidato a diretor vai ter que fazer um curso de 40 horas de qualificação de gestão escolar. Vai ter que fazer uma prova, passar na prova. Depois, se ele ganhar, ele vai ter que fazer um curso de pós-graduação em gestão escolar. Então é uma capacitação extensa, que mostra esse compromisso nossa com a gestão escolar”, esclareceu Thiago Peixoto.