O prefeito de Aparecida de Goiânia e candidato à reeleição, Gustavo Mendanha (MDB), lidera pesquisa realizada pelo Instituto Serpes de divulgada pelo jornal O Popular neste sábado (3). O emedebista aparece com 74,5% das intenções de voto.

O vice-prefeito de Aparecida, Veter Martins (PSD) que nesta sexta-feira (2), retirou candidatura a prefeito tem 4,7% das intenções de voto e Bruno Felipe (PSOL) tem 1,2%. De acordo com a pesquisa, votaria nulo ou não votaria:7%; Não decidiu: 12,5%.

Espontânea

Também foi realizado levantamento do tipo espontâneo, quando o nome do candidato não é citado. Gustavo Mendanha tem 41,%. Veter Martins aparece com 1,5% e Bruno Felipe com 0,7%.

O ex-prefeito de Aparecida e candidato a prefeito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), é lembrado por 0,2% dos eleitores. Votaria nulo ou não votaria: 4,2% dos entrevistados. Não decidiu: 52,1%.

Rejeição

Veter Martins é o mais rejeitado pelos eleitores com 13,7%. Em segundo Bruno Felipe com 9%. Gustavo Mendanha tem a menor desaprovação entre os candidatos a prefeito de Aparecida de Goiânia, com 5,5%.

Segundo a pesquisa, não rejeita ninguém 59,1% dos entrevistados e não decidiu 16,7%.

2º Turno

A pesquisa Serpes/ O Popular também apresentou cenários para um eventual segundo turno. Num cenário entre Gustavo Mendanha com Bruno Felipe, o emedebista tem 78,3% das intenções de voto, contra 3% do candidato do PSOL. Votaria nulo ou não votaria: 7%. Não decidiu 11,5%.

Já num segundo cenário destacado entre Mendanha e Veter Martins. O atual prefeito teria 77,8% das intenções, contra 5,5% de Veter. Votaria nulo ou não votaria: 6,7%. Não decidiu: 10%.

Metodologia

A pesquisa foi realizada pelo Serpes Pesquisas de Mercado e Opinião Ltda. Foi contratada por Jaime Câmara e Irmãos S/A e divulgada no Jornal O Popular. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com protocolo GO-021198 no dia 27 de setembro de 2020. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 401 eleitores em bairros da cidade de Aparecida de Goiânia. A coleta foi realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro.