Na edição #90 do Sagres Internacional Rubens Salomão e o professor Norberto Salomão analisam a vitória de Luís Arce no último processo eleitoral da Bolívia.

Depois de quatro dias de apuração, o Tribunal Eleitoral da Bolívia apresentou os resultados definitivos das eleições, onde Luis Arce, do Movimento ao Socialismo (MAS), obteve uma vitória com 55,1% dos votos. Ele ainda ficou à frente do seu adversário mais próximo, o direitista Luis Fernando Camacho, com 26,3 pontos a mais.

Após um ano de perseguições judiciais a esquerda, além de denúncias midiáticas e desprezo social, muitos não acreditavam ser possível esse resultado, já que se supunha que ela não era majoritária.

No entanto, Arce teve sete pontos percentuais superior à votação de Morales, o histórico líder do MAS, que aconteceu em 2019.

Além disso, você vai conferir nessa edição os fatos sobre o último debate entre Donald Trump e Joe Biden, antes da eleição à presidência dos Estados Unidos.

Você também vai saber sobre a segunda onda de covid-19, que especialistas apontam um avanço mais rápido que a primeira na Europa.

Abre Aspas

O SI #90 abre aspas para os candidatos à presidência dos EUA, Joe Biden e Donald Trump, no último debate feito antes das eleições.

Donald Trump, que busca a reeleição, e seu adversário Joe Biden, protagonizaram na quinta-feira (22), o último debate antes do pleito. Apesar de respeitar as regras, foi um confronto com troca de acusações pessoais.

Trump culpou a China pelo covid-19, e Biden rebateu: “Qualquer um que seja responsável por esse número de mortes, não deve continuar como presidente dos EUA. Estamos prestes a entrar em um inverno obscuro.”

Além disso, em sua fala, Trump fez acusações sem provas de que Biden teria se beneficiado com os negócios de seu filho no exterior: “Eu não ganho dinheiro na China, você ganha. Não ganho dinheiro da Ucrânia, você ganha. Eu não ganho dinheiro na Rússia, você ganha. Você ganhou 3,5 milhões de dólares, Joe”.

E o democrata, por sua vez, rebateu: “Eu não ganhei um centavo de qualquer fonte estrangeira na minha vida. A Rússia está pagando muito a você. A China está pagando muito a você. Com seus hotéis e todos seus negócios em todo o país e em todo o mundo”.

Trump nunca havia citado uma conta na China e se recusou a divulgar suas declarações de impostos. Essa conta chinesa do atual presidente dos EUA, é controlada pela Trump International Hotels Management L.L.C., que entre 2013 e 2015 pagou cerca de US$ 188.561 em impostos na China, de acordo com o jornal “The New York Times”.

Confira a música mais tocada na Irlanda:

Paul Woolford, Diplo & Kareen Lomax – Looking for Me

Confira as músicas citadas nesta edição

Muse – Uprising 

Confira as edições anteriores do Sagres Internacional

Emily Fernandes é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Faculdade Sul-Americana (FASAM), sob supervisão da jornalista Tandara Reis.