Uma pesquisa da ESPM do Rio de Janeiro mostra que contrário do que ocorreu em 2018, quando o WhatsApp foi a rede social preferida dos candidatos, nas eleições municipais deste ano, a rede mais influente é o Twitter. A pesquisadora da ESPM, Adriane Buarque de Holanda, detalhou à Sagres 730 nesta quinta-feira (26), que o Twitter uma plataforma de formação de opinião pública, que serviu para os eleitores como extensão do debate político da televisão.

“Vemos o Twitter sendo bastante usado pelo eleitor, mas pelo eleitor mais segmentado A e B, muitos jornalistas e veículos de comunicação, então é um espaço que é de formação de opinião pública, diferente das outras plataformas. O Facebook tem muita publicação, e o Whatsapp é mais difícil de ser analisado, mas é uma rede que foi utilizada de forma diferente das eleições em 2018, ele não teve o papel de compartilhamento de fake news, não é que não teve, mas não foi na proporção que foi usado em 2018”.

Adriane Buarque de Holanda explicou que outras redes sociais também foram analisadas, como o Whatsapp, Facebook e o Instagram. Ela afirmou o Facebook e o Instagram foram utilizadas como ferramentas para impulsionar publicações dos candidatos, porém foram utilizadas para atacar adversários. “Observamos muitos impulsionamentos com poucas propostas, mas sim com ataques”, afirmou.

As redes sociais se consolidam como ferramentas de comunicação fundamental de campanha, ressalta a pesquisa da ESPM. Ela também aponta como cada uma é utilizada pelos candidatos para conversar e debater com o eleitor. Ela afirma que é uma campanha integrada, entre as mídias tradicionais e as redes sociais.

“O Twitter como formação de opinião pública, o WhatsApp ferramenta espontânea que pode atingir diferentes faixas etárias. O Facebook é uma mídia mais aberta e tradicional, parecida com a televisão aberta, pelo fato de ter todas pessoas. O Instagram é uma mídia muito audiovisual, e tem uma relação muito forte com o público jovem. A gente vê uma nova plataforma entrando que é o TikTok, que fala com o jovem, que fala com humor”.