O Decreto Legislativo Nº 170, de 31 de Dezembro de 2020, que prorroga por 180 dias a Situação de Calamidade Pública em Aparecida de Goiânia, devido ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus foi aprovado pela Câmara Municipal e publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do município na última segunda-feira (04).

Segundo o secretário municipal de Fazenda, André Luís Rosa, a continuidade da situação de calamidade pública permite que o poder público utilizar alguma ferramentas fiscais e financeiras para enfrentamento da doença, caso a pandemia agrave novamente.

Aparecida de Goiânia continua com todos os seus pontos de coleta de PCR ativos. No município Já forma realizados mais de 170 mil exames desde o início da pandemia. A taxa de ocupação dos leitos de UTI pública está abaixo de 35%.

Vale lembrar que uso de máscara continua obrigatório, conforme a Lei Municipal 038/2020. Mesmo com a redução nas internações em decorrência da doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) alerta que a população deve continuar usando a máscara de proteção facial.

O acessório deve ser usado em áreas públicas e privadas como lojas, academias, shoppings, transporte coletivo, feiras livres e, sobretudo, em ambientes fechados. O uso da máscara e outros cuidados como a higienização das mãos, o distanciamento social e outras medidas de prevenção são considerados fundamentais para o controle da disseminação Covid-19.