11 de maio de 1922. Nesta data, os senhores Abrão Lourenço de Carvalho, João Batista de Toledo, Antônio Barbosa Sandoval e Aristides Frutuoso, religiosos e devotos de Nossa Senhora Aparecida, doavam um alqueire de terra para a construção de uma igreja em homenagem à santa.

Com esse ato, há exatos 89 anos, nascia o povoado de Aparecida. Hoje a segunda maior cidade do Estado de Goiás.

No decorrer de todos esses anos, o braço direito da capital Goiânia, conseguiu conquistar a sua independência e hoje tem um dos pólos industriais mais importantes do Estado. Segundo dados do Censo 2010 o município possui 455.735 habitantes.

Aparecida de Goiânia, de Goiás e do Brasil

A frase escrita em grande parte dos viadutos localizados nos limites do município foi também tema do 12º Desfile Cívico-Militar promovido pela Prefeitura. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, 11, no Setor Village Garavelo e comemorou o aniversário de fundação do município.

Segundo dados da Secretaria de Comunicação Municipal (Secom), o desfile foi composto por cerca de 5,5 mil pessoas e o objetivo foi contar a história e resgatar a identidade cultural de uma cidade quase centenária.

Os principais destaques da comemoração foram os integrantes da arte circense e as bandas musicais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar do Estado de Goiás e outros órgãos.

O desfile foi composto ainda por entidades como o Centro de Recuperação de Alcoólatras (Cerea), Fundação Bradesco, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae),  entre outros. As secretarias municipais também mostraram suas ações ao público que acompanhou a passagem dos blocos em arquibancadas alocadas pela organização do evento.

Segundo o prefeito Maguito Vilela (PMDB), além do desfile, a prefeitura também promoveu aos aparecidenses, shows musicais e rodeios. “O evento é um momento importante para relembrar a história dos pioneiros e comemorar os avanços e projetar um futuro melhor para todos que vivem na cidade”, afirma.Em comemoração ao aniversário do município, os organizadores do “Aparecida é Show” anunciaram que hoje, na última noite do evento, a entrada será franca. Os portões serão abertos a partir das 19 horas no Centro de Cultura e Lazer José Barros.

Alameda da Paz

A população ganhou ainda de presente o anúncio de várias benfeitorias para cidade.

O governador Marconi Perillo participou do desfile cívico-militar e assinou, juntamente com o prefeito, Maguito Vilela, protocolo de intenções para a construção da Alameda da Paz. A alameda vai ligar a Avenida Independência às Avenidas São Paulo e Rio Verde. 

O valor estimado da obra é de 18 milhões, que serão divididos igualmente entre os governos municipal e estadual.

(Com informações da SecomAp)