Chegaram na tarde deste domingo (24), em Goiânia, 65,5 mil novas doses da vacina contra a Covid-19. As vacinas da Oxford/AstraZeneca fazem parte do carregamento que foi produzido no Instituto Serum, na Índia, e passou por um procedimento de análise de segurança na Fiocruz antes de ser liberado ao Ministério da Saúde.
O número de doses é menor do que o anunciado anteriormente, de que 140 mil doses seriam distribuídas no Estado. A outra parte foi destinada a Manaus, que vive um colapso na saúde, a pedido do Ministério da Saúde.
Leia também:
Fiocruz negocia mais 15 milhões de doses de vacina da AstraZeneca
Segundo o governador, as 65,5 mil doses da AstraZeneca serão destinadas exclusivamente aos trabalhadores da saúde. “‘O plano foi alterado em decorrência de uma metodologia que o Ministério da Saúde determinou. Ao invés de incluírem as pessoas acima dos 80 anos, eles determinaram que fossem todos os servidores da saúde do Hospital de Campanha, hospitais filantrópicos, particulares, Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), unidades básicas, consultórios e laboratórios. Desde o médico até os funcionários da limpeza”, explicou Caiado.
Essa medida sofre uma alteração apenas em Manaus, onde os idosos também serão vacinados. Caiado afirmou que vai seguir à risca as determinações do MS, mas que se julgar necessário fará alterações. “Não vou me omitir”.
Caiado deve fazer uma reunião com os prefeitos nesta tarde reforçando o grupo prioritário e pedindo mais empenho para evitar casos de ‘fura-fila’. A secretaria de Saúde fará uma conferencia do número de doses antes de embarcar as cargas nos caminhões que seguem viagem para os municípios goianos ainda neste domingo. As regionais de Posse e Campos Belos receberão as vacinas por avião.
Serão vacinadas 65,5 mil profissionais de saúde no Estado. Como a vacina AstraZeneca permite o intervalo maior entre a primeira e a segunda dose, é possível aguardar a chegara de outra remessa. “São 12 semanas de intervalo. A Fiocruz garantiu que os insumos estão chegando e será possível produzir mais vacinas para a segunda dose”.
Segundo o governador, é esperado o recebimento de mais 30 mil doses da Coronavac na próxima quarta-feira (27). Essas doses irão atender os idosos acima dos 80 anos. Até agora, Goiás aplicou 91 mil doses da Coronavac e tem de 14 a 20 dias para fazer a segunda dose.
Caiado reforçou que a taxa de ocupação de leitos de UTI neste domingo é de 73% e de enfermaria de 53%. “Sentimos um aumento nos últimos dias e isso tem nos preocupado muito. O percentual de letalidade está oscilando entre 2.1% e 2.2%. Temos uma preocupação com finais de semana e eventos. Estamos no limite”, alertou Caiado.