A pressão por um posicionamento claro e público do governador Ronaldo Caiado (DEM) em favor do candidato da base bolsonarista à presidência da Câmara Federal, Arthur Lira (PP/AL), não ganha força fora do próprio Partido Progressista. Ao menos esta é a avaliação do deputado federal Glaustin da Fokus (PSC), que é aliados do governador e da base do presidente Jair Bolsonaro em Brasília.
O deputado garante que, internamente, o apoio de Caiado a Arthur Lira está evidente e que o governador tem trabalhado para conseguir votos junto à bancada Goiana. O deputado goiano caracteriza o pedido do presidente do PP, Alexandre Baldy, como “bobagem” e “desnecessário”, já que o governador já tem deixado claro para quem torce e trabalha na disputa à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, mas sem criar desgastes com os dois lados opostos em divisão interna de seu partido, o DEM.
“O governador recebeu os dois dentro do Palácio, nós sabemos que ele está trabalhado pelo Arthur Lira. Ontem (terça-feira, 26) ele falou com o presidente da República e, por mais que queiram que ele se posicione, isso é bobagem, desnecessário. Então, ele não vai ficar brigando dentro de partido. É eleger o Lira. O que respondo é que o governador está trabalhando e ajudando o Lira”, afirma Glaustin, que admite equilíbrio na disputa com Baleia Rossi (MDB/SP).
Segundo ele, o candidato apoiado por Rodrigo Maia (DEM/RJ) tem hoje 242 votos, contra 259 de Arthur Lira. A soma resulta em 501, mas faltam cerca de 12 deputados que ainda não se posicionaram.
Discrição
Ainda sobre as cobranas, Glaustin afirma que o governador Ronaldo Caiado “não tem que ficar cantando pelos quatro cantos” o apoio a Arthur Lira e que “ele não é obrigado a isso”.
Conversa fiada
Questionado sobre deputados que ainda afirmam esperar o posicionamento claro do governador para aí definirem o voto, Glaustin define: “Quem está falando isso é porque está jogando para a plateia. É conversa fiada. Isso é porque tem pessoas que aderem ao projeto do Baleia Rossi, mas têm medo de falar por causa do Maia”.
Sondagens
O vereador Lucas Kitão (PSL) foi um dos nomes considerados no Paço para ocupar a função de líder do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) na Câmara municipal. O parlamentar confirma a informação, mas ressalta que não há nada definido.
Mais dois
Além de Sandes Júnior (PP), que foi indicado pelo grupo de 21 vereadores que apoiaram a reeleição de Romário Policarpo (Patriota) à presidência da Casa, o vereador Anselmo Pereira (MDB) também é sondado para o cargo. Corre por fora pela avaliação do prefeito o também ex-tucano vereador Dr. Gian (MDB).