Sagres em OFF
Rubens Salomão

Bacia do Araguaia é modelo para programa ambiental com créditos de carbono a empresas

A revitalização da Bacia do Araguaia, lançada em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro em evento realizado em Aragarças (GO) às margens do Rio e na divisa entre Goiás e Mato Groso, em parceria com os governadores dos dois estados, é a referência para o lançamento de edital pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

O programa “Águas Brasileiras” deverá ser um novo modelo de revitalização de bacias hidrográficas envolvendo a iniciativa privada e a comercialização de créditos de carbono. Pelo que prevê o edital, instituições que se interessem poderão patrocinar o processo de recuperação ambiental em troca de créditos que compensariam degradações causadas pelas mesmas empresas em outras regiões do país.

Ouça a coluna Sagres em Off:

O governo federal pretende reunir projetos de recuperação de áreas deterioradas em nascentes de rios e outros locais importantes para o abastecimento de água no Brasil. Entre os projetos iniciais do edital lançado, está a expansão da revitalização da bacia Tocantins-Araguaia, que teve início há quase dois anos com patrocínios privados para recuperação de 100 hectares. Também está prevista a oferta de projetos nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, nas bacias do São Francisco, Parnaíba e Taquari.

Leia também: Oposição indica atuação “propositiva” e elogia ações de Caiado contra a pandemia >>

Interessados

Sem revelar nomes de empresas interessadas, o MDR garantiu que CEOs de empresas nacionais e multinacionais já procuraram a pasta dispostos a investir no programa. Um road show para a primeira rodada de projetos está previsto para o mês que vem.

Consulta pública

Na tentativa de entender a aceitação de possíveis parcerias, o ministério também fez uma pesquisa on-line voltada a empresários em que 74% responderam que teriam interesse em apoiar projetos de revitalização ambiental e, principalmente, associar suas marcas ao programa.

Processos

A apresentação da nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde, que prevê monitoramento da pandemia por regiões do estado e indica medidas restritivas, teve como ponto central os discursos de Aylton Flávio Vechi (Procurador-Geral de Justiça – MPGO) e Ailton Benedito (Procurador-Chefe da República em Goiás – MPF), que enfatizaram a atuação para punição de prefeitos que se omitirem.

Entrosamento

A fala de ambos foi propositalmente escalada para antes do discurso do governador Ronaldo Caiado (DEM), que utilizou as palavras para apertar o tom de cobrança aos prefeitos para que assumam a responsabilidade e desgastes de novas medidas de fechamento de atividades econômicas, caso os níveis da pandemia sejam crítico ou de calamidade.

Institucional

O procurador Ailton Benedito, inclusive, deixou de lado o discurso negacionista e a militância de extrema direita, adotado por ele nas redes sociais, e apoiou o cumprimento das regras indicadas pela Secretaria Estadual de Saúde. Melhor assim.

Ação eleitoral

O Ministério Público Eleitoral ajuizou, na 19ª Zona Eleitoral, representação por repasses ilícitos de recursos para fins eleitorais contra o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (DEM), e a vice-prefeita, Ana Lúcia de Sousa. Entre as irregularidades, estaria a transferência de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), que deveriam ser destinados ao custeio de campanhas femininas e foram utilizados para bancar candidaturas masculinas.

Detalhes

O promotor eleitoral Julimar Alexandro da Silva requereu liminarmente que Diego Sorgatto e Ana Lúcia apresentem toda a arrecadação da campanha, indicando a origem dos valores dos gastos.

Sem surpresa

Ainda com postura independente e distante da base caiadista, o deputado Karlos Cabral (PDT) sequer teve a permanência considerada na presidência da Comissão de Finanças da Alego. O posto ficou com Thiago Albernaz (SD), com Chico KGL (DEM) na vice.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.