Sagres em OFF
Rubens Salomão

Oposição indica atuação “propositiva” e elogia ações de Caiado contra a pandemia

A fala do representante da oposição na sessão solene de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa em 2021, deputado Francisco Oliveira (PSDB), somado à constrangedora adesão do prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, no último fim de semana, indicam enfraquecimento do discurso crítico e mais agressivo adotado por tucanos contra o governador Ronaldo Caiado (DEM) nos dois primeiros anos de mandato.

Apesar da liderança dos ex-governadores José Eliton e Marconi Perillo, as ações da gestão de Caiado passam a ser avaliadas em processo de “convergência de forças”, com atuação “propositiva e coerente”, em palavras do discurso de Chiquinho Oliveira. O deputado, que assume vaga na Alego depois da eleição de Diego Sorgatto (DEM, ex-PSDB) em Luziânia, lembrou da proximidade que teve com Caiado.

“Na verdade, tenho trilhado a carreira política por quase 30 anos, sendo que, por 20 anos, eu e o Governador Ronaldo Caiado já compartilhamos as mesmas linhas de pensamento político, o que nos fez caminhar juntos. Devo muito a ele. Mas, as circunstâncias da vida, as mudanças de paradigmas ideológicos nos separaram, o que não significa que não podemos lutar por um mesmo objetivo: o progresso do Estado de Goiás”, afirmou.

Foto: Representante da oposição em sessão solene, Francisco Oliveira lê discurso. (Crédito: Maykon Cardoso/Alego)

Pandemia

Além de usar boa parte do discurso para retomar o “legado tucano” na gestão em Goiás, Francisco Oliveira ainda apontou que a convergência é fundamental para vencer os problemas causados pela pandemia de covid-19.

Elogios

“Graças a Deus, há uma luz no final do túnel, e essa luz já começou a brilhar, por meio da ciência, da produção de vacinas. Reconhecemos, nesse ponto, o comprometimento do governador do Estado no combate ao coronavírus e para conseguir vacinas para Goiás e imunizar nosso povo”, discursou o tucano.

Avanço

Chamou a atenção dos parlamentares da base o retorno do secretário de Governo, Ernesto Roller, que há quase um ano não frequentava o plenário ou os corredores da Alego. Avaliação é de que, gradativamente, o governador volta a cacifar o auxiliar para o trabalho de articulação política na base aliada.

Reforço

Além de Roller, teve destaque a presença do ex-presidente da Alego, José Vitti, que comanda a Secretaria de Indústria e Comércio. Apesar da função primordialmente ligada à economia, a boa relação de Vitti com os deputados da base e da oposição o recolocam na missão de também falar pelo governador nas articulações na Casa.

Vácuo

A pergunta sobre a continuidade do MDB sem Maguito Vilela e com a aposentadoria de Iris Rezende foi reforçada pela ex-primeira-dama de Goiânia e ex-deputada federal Íris de Araújo. Pelo twitter, ela questionou: “Em meio ao assunto da vacina, perdemos um pouco o foco  político, mas terá o MDB condições de lançar candidatura para governador? A ausência de Iris e Maguito criou um vácuo que só o tempo responderá”.

Mais lidas:

Leia também: