As equipes da Prefeitura de Aparecida seguem fiscalizando nesta terça-feira (2), o cumprimento da determinação de fechar por sete dias as atividades econômicas consideradas não essenciais, buscando aumentar o isolamento social e frear os contágios de Covid-19 na cidade.

Neste segundo dia de operações, empresas de diferentes segmentos que não se enquadram nas exceções da Portaria 012/2021 GAB/SMS foram notificadas e fechadas pelos servidores integrantes da força-tarefa.

Além de cobrar o cumprimento da Portaria, os fiscais exigem o uso da máscara tanto nas ruas como nas empresas, o que é determinado em lei municipal. Iniciada na noite desta segunda-feira (1º), a operação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública de Aparecida de Goiânia e conta com participação das demais secretarias da administração municipal, da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Vigilância Sanitária.

No primeiro turno de fiscalização, ontem à noite, foram notificadas e fechadas 62 distribuidoras de bebidas. Uma delas, localizada no setor Independência Mansões, os agentes da GCM prenderam e encaminharam à polícia um foragido da Justiça, que era o próprio dono do estabelecimento. Ele foi detido em flagrante suspeito de tráfico de drogas. A suspeita é que os entorpecentes eram vendidos lá mesmo, na distribuidora.

“Neste momento difícil, nossa intenção não é prejudicar os comerciantes, mas sim garantir as medidas adotadas, que têm como objetivo reduzir a disseminação da Covid-19. O isolamento social é uma delas e precisamos da compreensão de todos nesta hora de sacrifício”, afirmou o secretário de Segurança Pública de Aparecida, Roberto Cândido.

As equipes seguirão com a fiscalização pela manhã, à tarde e à noite, percorrendo todos os bairros de Aparecida, que foram agrupados em três regiões, sendo Região Central, Região Garavelo e Região Santa Luzia. As operações não têm nada para acabar.
Sanções previstas

As penalidades para as empresas que descumprirem a norma podem ir de advertência a multa no valor equivalente entre 10 e 180 Unidades de Valor Fiscal de Aparecida de Goiânia (UVFAs). Atualmente, 1 UFVA corresponde a R$ 3,22. As pessoas físicas que ignorarem, no caso, o uso obrigatório de máscara, poderão ser multadas em R$ 106.

>>Confira o que permanece aberto e o que fecha com novo decreto em Aparecida de Goiânia

*Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia