Na noite desta sexta-feira (28) o Vila Nova empatou com o Botafogo, por 1 a 1, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em partida de estreia na Série B do Campeonato Brasileiro 2021. Willian Formiga e Rafael Navarro marcaram os gols do jogo. Com o resultado, o Tigre é momentaneamente o 5º colocado da Série B com um ponto, enquanto o Botafogo é o 2º. A primeira rodada da competição se encerra na segunda-feira (31).
>>Assista os melhores momentos de Vila Nova 1 x 1 Botafogo na Sagres TV
O jogo começou truncado e com muitas faltas. Mesmo com mais posse de bola, o Vila Nova quase não conseguiu levar perigo ao gol defendido por Douglas Borges. Enquanto o Botafogo finalizou mais e criou as melhores oportunidades.
Aos 39 minutos, o estreante Deivid cometeu sua sexta falta e parou o contra-ataque carioca. O jogador recebeu o segundo amarelo e o vermelho em seguida. Com um homem a menos em campo, o Vila ainda teve mais um baixa, Rafael Donato sofreu uma pancada no rosto e teve que ser substituído. Renato entrou na vaga do camisa 5 e fez sua estreia com a camisa colorada.
De acordo com a assessoria do clube, Donato levou uma cotovelada no rosto e a suspeita é de lesão no osso zigomático. O jogador saiu de campo e foi encaminhado para o Hospital Neurológico, de ambulância, acompanhado pela equipe médica do Vila Nova.
Aos sete minutos da etapa final, após jogada ensaiada em cobrança de escanteio, Willian Formiga chutou de perna esquerda e abriu o placar no OBA 1 a 0 para o Tigre! Minutos depois, Rafael Navarro recebeu de Chay e finalizou no canto esquerdo de Georgemy e deixou tudo igual no marcador.
Detalhes do confronto
- Retrospecto: Vila Nova e Botafogo já se enfrentaram sete vezes na história do futebol brasileiro, sem contar a partida de hoje (via Futebol de Goyaz);
- No total são duas vitórias goianas, um triunfo carioca e quatro empates (via Futebol de Goyaz);
- Após o vice-campeonato no Goianão 2021, o Vila dá inicio em sua 23ª participação na Série B do Brasileirão;
- Atual campeão da Série C, o Tigre teve uma semana movimentada, com muitos atletas se despedindo do clube;
- Até agora saíram do Vila Nova o lateral direito Celsinho, o zagueiro Nilson Júnior e o meia Alan Mineiro, todos com rescisões amigáveis;
- O Vila não venceu o estadual e o Botafogo também ficou com o vice da Taça Rio, onde foi superado pelo Vasco da Gama nos pênaltis;
- O time da estrela solitária deve repetir em sua estreia na Série B, a mesma formação que iniciou o jogo da final da Taça Rio;
- Dos titulares do Vila Nova, Deivid foi o único estreante. Porém, o atleta ficou apenas 39 minutos em campo, cometeu seis faltas e recebeu 2 cartões amarelos e foi expulso;
- Após contusão de Rafael Donato, Renato o substituiu e fez sua estreia com a camisa colorada;
- Outros atletas que fizeram sua estreia no Tigre, foram Cardoso e Danilo Belão.
Próximas partidas
O Vila Nova volta a entrar em campo na terça-feira (01/06) diante do Bahia, às 16h30, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em partida de ida pela terceira fase da Copa do Brasil. Enquanto o Botafogo enfrentará o Coritiba no sábado (05/06), às 21h, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em partida válida pela 2ª rodada da Série B do Brasileirão.
Ouça a narração dos gols na voz de Paulo Massad
Campeonato Brasileiro Série B – 1ª rodada
28/05/2021 – Sex – 16h – Brasil-RS 0x0 Londrina – Bento Freitas
28/05/2021 – Sex – 19h – Guarani 1×1 Vitória – Brinco de Ouro
28/05/2021 – Sex – 21h30 – Náutico 1×0 CSA – Aflitos
28/05/2021 – Sex – 21h30 – Vila Nova 1×1 Botafogo – Onésio Brasileiro Alvarenga
29/05/2021 – Sáb – 11h – Vasco x Operário – São Januário
29/05/2021 – Sáb – 16h – CRB x Remo – Rei Pelé
29/05/2021 – Sáb – 16h30 – Confiança x Cruzeiro – Batistão
29/05/2021 – Sáb – 18h15 – Coritiba x Avaí – Couto Pereira
30/05/2021 – Dom – 11h – Brusque x Ponte Preta – Augusto Bauer
31/05/2021 – Seg – 20h – Sampaio Corrêa x Goiás – Castelão
Ficha técnica
Jogo: Vila Nova 1×1 Botafogo
Data e horário: 28 de maio de 2021, 21h30
Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia-GO
Arbitragem
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli – MG
Assistente 1: Celso Luiz da Silva – MG
Assistente 2: Leonardo Henrique Pereira – MG
4º Árbitro: Jean Carlos da Silva Narciso – GO
Assessor de Arbitragem: Cleiber Elias – GO
Gols
Vila Nova: Willian Formiga
Botafogo: Rafael Navarro
Cartões amarelos
Vila Nova: Deivid (2x), Kelvin
Botafogo: Ronald, Ricardinho
Cartões vermelhor
Vila Nova: Deivid
Botafogo:
Escalações
Vila Nova: Georgemy; Pedro Bambu, Rafael Donato (Renato), Walisson Maia e Willian Formiga; Deivid, Dudu e Arthur Rezende (Ikaro); Pedro Júnior (Danilo Belão), Henan (Cardoso) e Kelvin. Técnico: Wagner Lopes.
Suplentes: Fabrício, Renato, Ricardo Lima, Ikaro, Thiaguinho, João Pedro, Markson, Cardoso e Danilo Belão.
Botafogo: Douglas Borges; Warley (Daniel Borges), Kanu, Gilvan e Paulo Victor; Romildo (Guilherme), Ricardinho (Chay) e Pedro Castro; Ronald (Felipe Ferreira), Rafael Navarro e Marco Antônio (Marcinho). Técnico: Marcelo Chamusca.
Suplentes: Diego Loureiro, Andrew, Joel Carli, Chay, Felipe Ferreira, Daniel Borges, Sousa, Guilherme, Rafael Carioca, Ênio e Marcinho.