Sagres em OFF
Rubens Salomão

Governo afunila busca de apoio à PEC do Teto de Gastos e conversa com tucanos e ex-aliado

Depois de iniciar conversas com praticamente todos os integrantes da oposição, os articuladores da base do governador Ronaldo Caiado (DEM) afunilaram os diálogos a três nomes: os tucanos Hélio de Sousa e Talles Barreto, além do ex-aliado Karlos Cabral (PDT). As conversas buscam superar a marca de 25 votos necessários no plenário da Assembleia Legislativa para a aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga vigência do teto de gastos por mais cinco anos, até 2031, além do prazo inicial previsto em 2017, que iria até 2026.

A base governista retomou articulações mais próximas com deputados estaduais desde o mês de maio e conseguiu confirmar 24 votos em plenário na última semana, a favor do projeto que autoriza a adesão de Goiás ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Além da posição de Chiquinho Oliveira (PSDB), que votou com o governo, o grupo registra o retorno de Virmondes Cruvinel (Cidadania) e Paulo Trabalho (PSL), desgarrados desde a votação do estatuto dos servidores, em 2019, e a eleição municipal de 2020, respectivamente.

A busca pelo 27º voto favorável à PEC continua com diálogos amplos, mas um articulador caiadista admite à Coluna que os contatos mais avançados seguem com Hélio, Talles e Karlos. “Estamos conversando com vários, mas temos algumas linhas de diálogo mais abertas. Só aqueles mais radicais que não conversam”, afirma o aliado em referência aos 12 membros da oposição que garantem voto contra o Teto de Gastos.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

Proposta

A PEC do Teto de Gastos, proposta pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) altera o No Regime Fiscal (NRF), criado pela Emenda Constitucional nº 54, de 2 de junho de 2017, durante gestão de Michel Temer (MDB) no governo federal e de Marconi Perillo (PSDB) em Goiás. O texto limita os gastos públicos às despesas do ano anterior.

Interessado

O retorno de Virmondes Cruvinel para a base do governo coincide com a presença do primo do deputado, o professor Antônio Cruvinel, na disputa pelo cargo de reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Antônio é considerado entre professores um dos nomes mais fortes na disputa.

Detalhe

É o governador Ronaldo Caiado quem escolhe o vencedor depois a votação, que elege lista tríplice entre os cinco candidatos registrados. A Comissão Eleitoral Central da UEG realiza eleições de reitor, diretores de institutos acadêmicos e coordenadores centrais de curso da Universidade. A votação está prevista para 24 de junho.

Prazo maior

O Plenário da Alego prevê para a pauta desta terça-feira (15) segunda votação de projeto que prevê o pagamento do IPVA em 12 parcelas. A matéria teve voto favorável de 24 parlamentares no primeiro turno e, se aprovado, vai à sanção ou veto do governador.

Alternativas

O projeto, de autoria do deputado Henrique Arantes (MDB), estabelece que o pagamento do IPVA possa ser parcelado em até 12 mensalidades sem juros. “Caso o contribuinte opte pelo pagamento à vista, deverá ser contemplado com um desconto, cujo percentual será fixado pelo Poder Executivo”, dispõe o projeto.

À Justiça

O deputado estadual e vice-presidente do MDB, Paulo Cezar Martins, busca a Justiça para revertes decisão do diretório do partido, que vetou chapa encabeçada por ele para a disputa da presidência regional da sigla.

Golpe!

PC diz que foi vítima de golpe por parte de Daniel Vilela, que disputará a reeleição. O deputado defende candidatura própria do MDB ao governo de Goiás em 2022 e aposta que estará autorizado pela Justiça para disputar o comando da legenda, nesta sexta-feira (18).

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.