A inadimplência do consumidor brasileiro aumentou 22,3% no primeiro semestre deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Serasa. As instituições financeiras elevaram as previsões para inflação neste ano e em 2012.

Apesar de o mercado estar reduzindo a previsão para a taxa básica de juros do país em 2011, o percentual deve fechar o ano em 11%.

O Economista Aurélio Troncoso afirma à repórter Nathália Lima que todos os dados devem servir de alerta a consumidor, que precisa se controlar para evitar endividamento. Segundo ele, um dos grandes problemas da atualidade é o cartão de crédito.

“A falta de informação de como pagar os cartões de crédito faz com que as pessoas confundam muito. Elas não entendem como ela vai trabalhar com o cartão. A informação chega com dificuldade, e esta é a intenção mesmo”, explica.

É necessário que se faça um planejamento familiar, para adequação do que se ganha com o que se gasta. Aurélio Troncoso ressalta que pagar o mínimo no cartão de crédito não é a melhor estratégia.

“A pessoa deve entender que o dinheiro está lá não é dela, e sim apenas antecipando uma compra para pagar daqui a 40 dias. Ele tem que saber que tem que pagar o cartão como um todo”, aponta. Para o economista, a melhor forma de se fazer uma compra ainda é a vista.