A Secretaria das Cidades, em parceria com o Conselho Estadual de Trânsito e o Detran, realiza a Semana Nacional de Trânsito. O evento tem início nesta segunda-feira (19) e tem como tema: “Década Mundial para Ações de Segurança Viária”.

A programação conta com várias atividades de Educação para o Trânsito, Fóruns e Debates. Também serão realizados passeios ciclísticos com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte.

O Superintendente de Desenvolvimento Urbano e Trânsito da Secretaria das Cidades, Antenor Pinheiro, afirma ao repórter Rubens Salomão que esta edição da Semana do Trânsito não busca apenas a educação no trânsito.

Segundo ele, a principal questão a ser abordada é a falta de ações efetivas do poder público para melhorar o trânsito e reduzir a quantidade de acidentes.

“Omissão sempre houve, e ainda há, porque se não houver, não estaríamos colecionando a cada ano mortes e feridos em todo território nacional. Todos nós sabemos que o que mata no trânsito no Brasil é a velocidade excessiva, o avanço do semáforo, combinação de álcool e volante. Se sabemos disso, quais são as políticas que estamos desenvolvendo para combater estes mal?”, declara.

Antenor Pinheiro explica que a intenção não é tentar corrigir a conduta dos motoristas e pedestres, e sim que a mudança de postura deve ser feita pelas autoridades responsáveis.