Durante todo o mês de dezembro, até o dia 05 de janeiro deste ano, o Procon Goiás recebeu 67 queixas de consumidores insatisfeitos com o atendimento nas agências da Caixa Econômica Federal. Todas as reclamações foram feitas pelo telefone 151, sendo que o auge da demanda aconteceu de 23 a 30 de dezembro, quando os servidores públicos estaduais passaram a receber os salários pela instituição. Os consumidores reclamaram da demora excessiva nas filas para efetuar pagamentos e fazer saques.
Para evitar que o problema volte a acontecer no fim deste mês, quando serão liberados os salários de janeiro, o Procon-Goiás e a Caixa Econômica Federal se reuniram na tarde desta segunda-feira (9), na sede do órgão de defesa do consumidor. O banco se justificou para o Procon-Goiás e adiantou medidas que já estão sendo tomadas, para solucionar os problemas dos consumidores.
Segundo a Superintendente Regional da Caixa, Marise Fernandes, o problema foi pontual, motivado pela abertura de 164 mil novas contas. A rede já está sendo expandida mas este processo só pôde ser iniciado após a assinatura do contrato com o Estado, o que aconteceu no dia 08 de novembro. De lá pra cá, o banco adotou horários especiais de atendimento e ampliou o quadro de funcionários.
A Superintendente evitou garantir que os problemas estarão complemente solucionados até o fim deste mês, mas assegurou que “a Caixa quer ser referência no atendimento ao servidor público” e adiantou que, nos próximos dias, a direção da Caixa, em Brasília, anunciará a expansão da rede em Goiás, com a abertura de 80 novas agências, além de postos de atendimento nos principais órgãos públicos e nos Vapt Vupts.
A Superintendente do Procon Goiás, Darlene Araújo, disse que a finalidade da reunião foi “harmonizar a relação entre a instituição e os servidores” e assegurou que, caso as queixas continuem, o banco pode ser multado em até R$ 6 milhões. Ainda não há registros de cobrança de tarifas ou dificuldades para realizar a portabilidade.
Fonte: Goiás Agora