Sagres em OFF
Rubens Salomão

Indecisos e presença de Marconi afastam Caiado de vitória no primeiro turno

Números da pesquisa Serpes/O Popular, divulgados na noite desta sexta-feira (15), apontam para definição das eleições no segundo turno, diferente do que ocorreu há quatro anos, quando o então senador Ronaldo Caiado (UB) venceu logo no primeiro turno, com 59,7% dos votos válidos. A oposição a Caiado somou aproximadamente 30% dos votos em 2018, enquanto agora já representa quase 40% das intenções de voto, mais os 18% que seguem indecisos mesmo quando têm o nome dos pré-candidatos apresentados em cartela.

Os números da oposição, segundo o levantamento, tiveram reforço decisivo para a redução das chances de definição no primeiro turno por conta da presença, cada vez certa, do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) entre os pré-candidatos ao governo. Ainda distante de esboçar retorno ao patamar de quando venceu quatro eleições ao Palácio das Esmeraldas, a intenção de 15% dos eleitores pesquisados em votar no tucano resulta em cenário menos favorável ao governador Ronaldo Caiado.

Apesar disso, a chance de definição no primeiro turno pode se tornar mais factível a partir do trabalho da base governista em busca dos eleitores indecisos. Em votos válidos, Caiado aparece com 49% e o convencimento deverá ser mote fundamental da campanha do governador à reeleição. Pela ordem de intenção de voto na estimulada, aparecem Caiado (37,6%), Gustavo Mendanha (18,7%), Marconi (15%), Major Vitor Hugo (3,1%) e Wolmir Amado (1%). A pesquisa (TRE/GO: 02837/2022) foi realizada com 801 entrevistas, entre os dias 10 e 14 de julho, e tem margem de erro de 3,5% e intervalo de confiança de 95%.

Foto: Centro Adminstrativo do Governo de Goiás, Palácio Pedro Ludovico Teixeira. (Crédito: Rubens Salomão/SagresOn)

Encontro

A presidente do PT Goiás e pré-candidata à deputada estadual, Kátia Maria, acompanhou o ex-presidente Lula (PT) durante a agenda do presidenciável em Brasília. Entre agendas e reuniões, os petistas debateram estratégias para a campanha no País e Goiás.

Hierarquia

A prioridade, segundo Kátia, é o trabalho para fortalecer o palanque para Lula e Geraldo Alckmin (PSB) em Goiás. “Depois ganhar o governo de Goiás, ampliar a bancada do PT no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego)”, afirma a dirigente, em referência à pré-candidatura do ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO), Wolmir Amado, ao governo.

Outro nome

O pré-candidato ao governo, Gustavo Mendanha (Patriota), quer que a região de cidades goianas próximas à Brasília deixe de ser chamada de “entorno do Distrito Federal”. “Vocês não pertencem ao Distrito Federal. Não são apêndices de Brasília. Vocês são Goiás e tem que ser respeitados como goianos”, afirmou.

Visita

A afirmação é parte do discurso do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia em visita a Água Fria, Mimoso, Padre Bernardo e distritos de Trajanópolis, Taboquinha e Vendinha.

Objetivo

“Meu sonho é chegar nesta região, conversar com as pessoas e elas me dizerem que se sentem parte de Goiás. Deixar de ser entorno, para ser uma região independente, pujante e com vida própria”, disse Mendanha.

Retomada

Na busca pela reeleição, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), definiu retomada da relação com o bolsonarismo e definiu na chapa majoritária a presença da a deputada federal Celina Leão (Progressistas), para a vice, e a ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves (Republicanos), para o Senado.

Concorrência

O presidente, portanto, caminha para ter palanques divididos no DF. É que o PL por lá caminha para lançar a candidatura do ex-governador José Roberto Arruda. A esposa dele, Flávia Arruda, ex-ministra-chefe da Secretaria de Governo, também busca espaço para disputar o Senado.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.