Um relatório divulgado pela seção de planejamento e estatística do 2º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM) aponta que 628 pessoas foram flagradas pela Polícia Militar, nos primeiros oito meses deste ano, cometendo crimes em Aparecida de Goiânia. Segundo o relatório, menores e jovens com idade entre 18 e 25 anos estão envolvidos em mais da metade dos casos (furto, roubo, tráfico de drogas, receptação e porte ilegal de arma de fogo).
De acordo com os dados, das 628 pessoas flagradas pela prática de crimes, 69 são menores (10,99%) e 289 (46,02%) têm entre 18 e 25 anos. O número de menores e jovens com até 25 anos de idade aumentou de 55 para 57% de julho para agosto. Pessoas com idade entre 26 e 30 anos representam 14,97% (94) dos presos em flagrante.
Em julho, a PM apreendeu 27 armas de fogo, prendeu ou apreendeu em flagrante 97 pessoas durante as abordagens e operações deflagradas para combater a criminalidade no município. Doze foragidos também foram recapturados durante as ações da PM. Em agosto, mês que a Polícia Militar registrou o maior número de apreensões de armas de fogo em Aparecida, o número de pessoas flagradas cometendo crimes também foi o maior do ano.
Avaliação
O comandante do 2º CRPM, coronel Silvio Benedito Alves afirmou que o crescimento na participação de jovens em crimes está relacionado à tendência para o desencarceramento adotado no Brasil, que trata sobre a prisão processual, fiança, liberdade provisória e outras medidas cautelares. “Esses jovens são presos com uma arma de fogo, furtam, roubam, pagam fiança e voltam às ruas para cometer novos crimes”, avalia.
Balanço
Este ano em Aparecida de Goiânia, a PM apreendeu 112 armas de fogo, recapturou 108 foragidos da Justiça e realizou 78 apreensões de drogas. Mais de 800 veículos com registro de furto e roubo também foram recuperados durante as ações no município. (Com Goiás Agora)