Os filmes vencedores da Mostra Competitiva do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) de 2010, 2011 e 2012 serão exibidos entre os dias 3 e 5 de outubro no Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa faz parte do projeto Fica Itinerante, que leva a diversos municípios brasileiros obras premiadas no festival realizado anualmente na Cidade de Goiás (GO).
O evento ocorre no Arte Sesc (Rua Marquês de Abrantes 99, Flamengo) e quem representa a Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) é o consultor de cinema do Fica, Lisandro Nogueira.
Nos três dias de Fica Itinerante no Rio de Janeiro, serão realizadas também palestras e debates com nomes consagrados da área ambiental. Na quarta-feira (3) ocorre a Conferência Consumo Insustentável, com André Trigueiro, Sérgio Besserman e Jorge Yammine. Na quinta-feira, 4, é a vez da Conferência Economia x Ecologia, com Carlos Minc, Bruno Boni e Celina Carpi. Na sexta-feira, Vera Chevalier, Adriana Gryner e Mônica Horta lideram a Conferência Reciclável não é lixo.
Na lista de filmes premiados no Fica 2012 estão: Paralelo 10 (Brasil, Rio de Janeiro), dirigido por Silvio Da-Rin; Sob Controle (Alemanha), com direção de Volker Sattel; Enchente não arranca raiz, (Brasil, São Paulo), de Caio Cavechini; Lamento de Yumen (China), dirigido por Huaqing Jim; Desterro Guarani (Brasil, Pernambuco), de Ariel Ortega, Patrícia Ferreira, Ernesto de Carvalho e Vicente Carelli; Dia Estrelado (Brasil, Pernambuco), dirigido por Nara Normande. Representando o Fica 2011, serão exibidos Umbrella (Índia), de Nandita Das; Surplus – Terrorized into Being Consumers (Suécia), de Erik Gandini; The Botton Line – Privatizzing the World (Canadá), Carole Poliquin. Efeito Reciclagem (Brasil), dirigido por Sean Walsh, representa o Fica 2010.