Em dia histórico, o Atlético Goianiense perdeu para o Universidad Católica por 2 a 0, com gols de Silva e Ramos, no estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, no Chile, pelas oitavas de final da Copa Sulamericana. O Dragão começou bem a partida, o primeiro tempo foi equilibrado e as duas equipes tiveram poucas oportunidades de gol.
No segundo tempo, o Universidad Católica partiu para cima no começo e conseguiu abrir o placar com Silva aos nove minutos. O Atlético tentou empatar o jogo, tentava pressionar, mas sem conseguir ser incisivo. No final de partida, em cobrança de escanteio ensaiada, o meio campista Ramos fez o segundo gol, de cabeça, e fechou a conta na partida.
O jogo de volta entre as duas equipes vai ser no dia 24 de outubro, no estádio Serra Dourada, às 19h30. O Atlético precisa ganhar por três gols de diferença e não levar nenhum para se classificar. Caso o Dragão vença por 2 a 0, teremos a disputa nos pênaltis.
Primeiro tempo
O Universidad Católica começou a partida tomando as ações do jogo. O Atlético tentou o primeiro ataque com Patric, que tentou o cruzamento buscando Danilinho, mas a zaga cortou. No contra-ataque, Ríos cruza na área do Dragão, Márcio sai para fazer a defesa, mas o árbitro já pegava irregularidade no lance.
O Dragão tentou o lançamento em profundidade para Patric, mas Toselli abandona o gol e sai para fazer o corte. Aos 14 minutos, o time goiano teve boa oportunidade em cobrança de falta pela ponta esquerda de ataque. Danilinho fez o cruzamento e o goleiro conseguir afastar o perigo.
Aos 20, o atacante Castillo recebeu lançamento na cara do goleiro Márcio, que conseguiu abafar o lance e mandar a bola para escanteio. Aos 27 minutos, depois da cobrança de escanteio, Patric cabeceou e o goleiro Toselli fez um milagre e manteve o 0 a 0 no placar. O Católica assustou em chute de fora da área que passou por cima da meta defendida pelo Márcio.
O Atlético tomou conta do jogo e procurava mais o gol do que a equipe chilena. Aos 41 minutos, o atacante Patric saiu na cara do gol, mas o bandeirinha marcou posição irregular. A melhor chance do primeiro tempo foi da Universidad Católica aos 43 minutos, depois da falha do zagueiro Gustavo, o atacante Trecco ficou frente a frente com o Márcio e mandou por cima do gol.
Pressão
O time da casa começou com tudo o segundo tempo. O Católica chegou aos dois minutos com chute forte de Trecco de fora da área e a bola passou perto do gol defendido pelo Márcio. O Atlético era completamente dominado, a equipe chilena colocava a bola no chão e tentava o primeiro gol do jogo.
De tanto insistir, a equipe mandante conseguiu abrir o placar. Aos nove minutos, o meio campista Francisco Silva partiu pela ponta esquerda de ataque e acertou um chute de rara felicidade e a bola foi parar no ângulo do goleiro Márcio, que nada pôde fazer.
Mesmo com o gol, o time chileno continuava a pressão e o Atlético não conseguia sair da forte marcação. O técnico Artur Neto tentou mudar o time cona entrada do atacante Diogo Campos, mas não surgiu efeito. O jogo era de muita marcação e com poucas chances de gol. Aos 15 minutos, Ríos recebeu na área e bateu cruzado para boa defesa do Márcio.
Domínio Atleticano
O Atlético começou a tomar a atitude na partida, ele assustou em dois escanteios seguidos. No primeiro, o Danilinho fez a cobrança e o zagueiro Gustavo fez o cabeceio para a grande defesa de Toselli. Na segunda oportunidade, o volante Pituca cabeceou direto para fora.
Aos 31 minutos, o meia Danilinho dominou a bola na entrada da área e bateu forte e a bola foi na rede pelo lado de fora. A posse de bola nos últimos minutos de partida era total do Dragão. Aos 37, o clube goiano teve boa chance na bola parada próxima da área, mas o goleiro saiu bem e evitou o gol atleticano. Dois minutos depois, o atacante Ricardo Bueno bateu de fora da área e assustou o goleiro chileno.
Mas quem chegou ao gol foi o Católica. Aos 42 minutos, em cobrança de escanteio curto, Ramos apareceu na segunda trave e fez o segundo gol de cabeça para a equipe da casa. Depois disso, o Atlético se perdeu em campo e quase levou o terceiro, mas conseguiu se segurar. Fim de jogo no Chile, o Atlético perde na sua primeira partida internacional da história.
FICHA TÉCNICA: UNIVERSIDAD CATÓLICA 2 X 0 ATLÉTICO
Competição: Copa Sul Americana / Jogo de Ida das Oitavas de Final
Local: Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, no Chile
Horário: 20h15
Árbitro: Enrique Cáceres (Paraguai)
Assistentes: Rodney Aquino e César Franco (ambos do Paraguai)
Gols: Silva 9’ e Ramos 42’ (2º tempo – Universidad Católica)
UNIVERSIDAD CATÓLICA: Toselli; Álvarez, Henríquez (Enzo Andía), Martinez e Parot; Michael Ríos, Tomás Costa, Francisco Silva, Peralta (Sepulveda); Trecco (Álvaro Ramos) e Castillo.
Técnico: Martín Lasarte
ATLÉTICO: Márcio; Marcos, Gustavo, Reniê e Diego Giaretta; Marino, Pituca, Ernandes e Danilinho e Rayllan (Diogo Campos); Patric (Ricardo Bueno).
Técnico: Artur Neto