Sagres em OFF
Rubens Salomão

Petistas planejam reforçar ações para ampliar votação do ex-presidente Lula em Goiás

Lideranças do PT e apoiadores de Lula realizaram na terça-feira (4) a primeira reunião de articulação com a intenção de ampliar a votação do ex-presidente em Goiás, que teve 43,2% dos votos contra 52,1% do presidente Jair Bolsonaro (PL), no primeiro turno. O partido realizou encontro em Goiânia para debater junto a representantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Goiás (UFG), que, na sequência, realizou reunião nesta quarta-feira (5).

A agenda ainda inclui mobilização mais direta a partir da estrutura da deputada estadual e federal eleita, delegada Adriana Accorsi (PT), em comitê na Avenida República do Líbano, e reunião na sexta-feira (7), no Câmpus da UFG, com estudantes. A presidente do partido em Goiás, Kátia Maria (PT), aponta que a organização buscará realizar manifestações de rua e nas redes sociais “para dialogar diretamente com a população goiana”.

“Lula teve o maior percentual no primeiro turno, com 6 milhões de votos de frente. Vamos intensificar o trabalho com a militância, a articulação com os partidos, entidades e lideranças estratégicas para eleger Lula presidente”, argumenta a futura vereadora por Goiânia. No último domingo (2), o comando petista desmarcou concentração de apoiadores de Lula na Praça Universitária, alegando questões de segurança em meio à escalada de tensões no processo de polarização política.

Bolsonarismo

O governador Ronaldo Caiado (UB) comparece hoje a agenda no Palácio do Planalto, em Brasília, para se encontrar com Jair Bolsonaro (PL) e declarar apoio à reeleição do presidente. Questionado pela Folha se compareceria a Brasília para o encontro, disse: “Sim, com todo o partido União Brasil e Deputados”.

Base pediu

Caiado anunciou apoio a Bolsonaro em reunião remota com 232 prefeitos goianos, na tarde desta quarta-feira (5). O governador disse que sempre teve lado na política, em conversa no Palácio das Esmeraldas, acompanhado presencialmente pelo vice-governador eleito, Daniel Vilela (MDB), e do prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar (UB).

Liberdade

A Executiva da União Brasil anunciou na última noite que vai liberar os filiados e diretórios para apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno, em meio a divergências de encontrar consenso em torno de um dos nomes dentro do partido. O anúncio foi feito pelo presidente da União Brasil, Luciano Bivar, que foi reeleito como deputado federal.

Pautas mantidas

O vereador por Goiânia, Mauro Rubem (PT) que a partir de 2023 vai trocar a cadeira na Câmara Municipal para o Legislativo Estadual garantiu que via “se esquecer” na Alego, das pautas da capital.

Troca

“Mas a companheira Kátia Maria, mulher comprometida com a defesa da educação e justiça social, assumirá o mandato e, com certeza, realizará um excelente trabalho”, destacou se referindo à presidente estadual do PT.

Último pedido

Já Clécio Alves (Republicanos), que também troca a Câmara pela Alego, usou a tribuna para agradecer a votação recebida e fez um “último pedido” aos colegas: que aprovem projeto de sua autoria para trocar no nome da Avenida Castelo Branco para “Agrovia Iris Rezende Machado”.

Sem provas

O presidente Bolsonaro fez transmissão ao vivo nas redes sociais e a dedicou para atacar os institutos de pesquisa, além de colocar dúvida, mesmo que sem provas, o resultado do pleito finalizado no último domingo.

Algoritmo

“Tivemos apurações, alguns problemas apareceram, passei para frente esses problemas. Até o gráfico da evolução que foi feito aqui, levando-se em conta cada percentual de voto que era computado, criou uma figura geográfica uniforme, bem típica de algoritmos, muito parecida com aquela do segundo turno de 2014″, disse o presidente, rememorando a disputa que a ex-presidente DIlma Rousseff (PT) teve com Aécio Neves (PSDB), nas eleições de 2014.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.