Em meio à crise com ameaça de atentados contra policiais militares, divulgadas em cartas que circulam na internet, o Comando da Polícia Militar em Goiás, divulgou, por meio do site oficial da instituição, dicas de medidas de segurança para os profissionais e familiares.

As orientações são definidas como “precauções” diante de “indícios” de que as ações criminosas ocorridas em São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, nos últimos dias, poderiam se expandir para outros estados.

Entre as orientações, a nota pede que policiais não deem informações a respeito de itinerários, atividades e hábitos para pessoas desconhecidas. Além disso, destaca que os profissionais devem “selecionar com cautela os ambientes que frequentam nos momentos de folga” e manterem-se sempre vigilantes.

Veja as orientações, denominadas no site da PM como “Nota de Instrução”:

– Medidas de prevenção para à sociedade:

1) Os Policiais Militares devem reforçar a orientação à população no sentido de que seja evitado o fornecimento de informações sobre: itinerários, atividades e hábitos para pessoas desconhecidas.
2) Reforçar orientação para que em caso de qualquer movimentação estranha em ônibus e espaços coletivos a Polícia Militar deverá ser acionada.
3) Reafirmar em reuniões comunitárias, nas visitas comunitárias e solidarias e nas abordagens em geral que ações preventivas resguardam a segurança das pessoas, mesmo em casos de normalidade.
4) Difundir com maior ênfase todos os telefones das viaturas e do 190 e ultimar esforços para o pronto atendimento a todos os chamados.
5) Em caso de qualquer necessidade ou mesmo de suspeição a Polícia Militar deverá ser acionada.

– Orientações ao Policial Militar:

1) Selecionar com cautela os ambientes que freqüentará nos momentos de folga. Isso é vital para sua segurança.
2) Mantenha-se permanentemente vigilante, tanto durante o serviço quanto de folga.
3) No interior de estabelecimentos, ou interior de veículos, não distrair-se evitando ser surpreendido por agressores.
4) Em deslocamentos urbanos, ao utilizar veículos de transporte coletivo, escolha assento posicionado estrategicamente, que permita ampla visão do coletivo e jamais durma ou se distraia.
5) Caso esteja portando arma de fogo, mantenha sempre a atenção e postura proativa, conduza-a com responsabilidade e jamais a utilize como meio de solução primária. O uso de coldres adequados evitará que a arma venha a cair ou disparar acidentalmente, que fique exposta ou que exija constantemente que o portador ajuste seu posicionamento. Portar arma discretamente quando de folga preserva a vantagem da surpresa para o policial.
6) Mantenha a identidade funcional de forma não acessível, caso seja abordado por infrator da lei.
7) Não desenvolva conversas que detalhem rotinas da profissão com desconhecidos, nem com conhecidos, amigos e parentes. Uma importante fontede informação para criminosos são os próprios policiais, ao revelarem detalhes sigilosos em conversas informais. Portanto, cuidado com quem ouve suas conversas, pois, mesmo sem maldade, poderá reproduzi-las a criminosos.
8) Cada profissional deve reavaliar riscos do “bico”. Não aceite ofertas de trabalho que ofereçam alto risco à sua segurança e à de sua família.
9) Cuidado com a utilização da internet e em especial das redes sociais. Veja a portaria nº 2346/12 que trata do assunto. Sua segurança e de sua família pode ser colocada em risco.
10) Em trajes civis, vista-se de modo a não chamar a atenção e de forma que não permita ser identificado como policial. Camisetas, japona de farda, bonés e jaquetas, adesivos em veículos ou outras manifestações externas denotam, a um observador atento, muito sobre as características da pessoa observada.
11) Ao sair ou chegar em sua residência, esteja atento quanto a presença de pessoa ou veículo em atitude suspeita e, nestes casos, não saia nem pare, passe direto e acione o COPOM, para uma averiguação.
12) Antes de sair de casa para o trabalho, tenha em mente o trajeto e conte sempre com opções de itinerário, mudando-o quando for necessário.
13) Saiba quais são as unidades da PM mais próximas durante o seu trajeto.
14) Ao estacionar o veículo, desembarque rapidamente. Evite ficar no veículo, mesmo que seja por pouco tempo, como para procurar algum objeto apenas. O agressor não leva mais do alguns segundos para identificar a vítima e iniciar a agressão.
15) Mantenha e se mostre sempre atento no trânsito: o infrator da lei sabe quando a vítima está desatenta.
16) Quando for em direção da moto ou carro para um deslocamento, verifique se não há alguém se aproximando ou próximo ao veículo.
17) Caso você esteja sendo perseguido por motocicleta e a mesma esteja com garupa, procure trafegar em avenidas movimentadas e se possível procure uma unidade da PM ou mesmo uma viatura que esteja no patrulhamento.

– Orientações à família:

1) Evitar comentários com desconhecidos sobre detalhes da profissão ou de sua residência.
2) Oriente seus familiares a não comentar sobre armamentos, materiais e equipamentos que eventualmente estejam guardados na residência.
3) Assuntos profissionais devem permanecer no âmbito da Instituição.
4) Familiares e empregados devem ser orientados a não fornecerem informações sobre hábitos e rotinas da família via telefone e não permitir a entrada de estranhos para concertos e revisões domiciliares não agendadas previamente.
5) Ao contratar empregados ou prestadores de serviços para sua residência, dê preferência àqueles que apresentam referências idôneas e que possam ser confirmadas mais facilmente.
6) Armas e munições na residência devem ser guardadas em locais de maior segurança, longe do acesso de crianças e curiosos.
7) Tenha cuidado com fardamentos e equipamentos que eventualmente leve para sua residência, evitando que sejam dispostos em local de fácil acesso e visualização e sejam possíveis alvos de subtração.
8) Esteja atento à movimentação de pessoas estranhas nas proximidade de sua residência.
9) Pense na segurança física de sua residência.
10) Tenha atenção especial para entrar e sair do domicílio, ocasiões em que os marginais utilizam com mais frequência para abordar os moradores.