A prefeitura de Goiânia lançou o plano municipal de segurança e uma cartilha educativa, com o objetivo de melhorar a segurança e reduzir os índices de criminalidade na capital. O plano busca reestruturar a guarda municipal, para que ela atue em conjunto com as polícias civil e militar. Já a cartilha traz informações e recomendações contra o uso de drogas.
O secretário estadual de segurança pública, Joaquim Mesquita, afirma que o plano e a guarda podem auxiliar o trabalho em Goiânia. “Pode ajudar muito e nós vemos com muito bons olhos, eu alguns dias atrás havia estado aqui com o prefeito e em todos os lugares do mundo onde nós tivemos melhorias dos índices de criminalidade de ampliação da sensação de segurança, houve uma participação muito grande do município na realização de políticas públicas de sua competência legal e também na integração de ações entre o Estado, município e o país. Temos uma parceria que se intensifica cada vez mais com a cidade de Goiânia”, explicou.
O comandante da guarda municipal, João Augusto França, destaca como será estruturado o trabalho da agência com as novas diretrizes. “Na verdade nós vamos fazer um trabalho de integração com a polícia civil e a polícia militar, então nós estamos ofertando a contribuição da guarda municipal para secretaria de segurança pública. Com a chegada do plano municipal de segurança pública, nós faremos isso de maneira sistematizada, ou seja, através deste plano, Goiânia está dizendo que fará segurança pública. Então a guarda municipal que já faz esse papel vai se integrar com as demais forças de segurança pública”, ressaltou.
Os guardas municipais terão funções mais ostensivas e o prefeito, Paulo Garcia, afirma que esta é uma contribuição com o trabalho do governo estadual. “A prefeitura não vai promover nenhuma interferência, nós queremos nos colocar a disposição. Aliás, dias atrás recebi o Joaquim, novo secretario de segurança pública do Estado que gentilmente veio nos visitar e apresentar a visão dele, moderna e contemporânea de parceria entre os níveis da federação. O município não pode deixar de participar de um projeto que seja harmônico, consensuado e construtivo. É esse o nosso objetivo, nos somar aos esforços de todos para construção de uma sociedade mais humana”, finalizou.
O plano municipal de segurança foi elaborado pelo gabinete de gestão integrada do município. (Com informações do Repórter Rubens Salomão)