A Universidade Federal de Goiás (UFG) está com inscrições abertas para o Física na Escola, projeto de extensão do Instituto de Física (IF) que realiza palestras em instituições de ensino fundamental, médio e técnico da região metropolitana de Goiânia.

Os pedidos devem ser encaminhados pelo formulário eletrônico disponível no site da UFG.

 “Com essa atividade, as instituições solicitantes poderão oferecer aos seus estudantes um momento de interação com a UFG, agregando diferentes perspectivas sobre os temas discutidos em sala de aula e trazendo temáticas atuais da Física”, explica o coordenador do projeto, o professor Marcus Carrião.

Os temas das palestras são variados, e abordam desde temáticas curriculares da disciplina de Física até assuntos científicos que possam despertar interesse aos estudantes do Ensino Médio. O objetivo do projeto é fazer com que as escolas ofereçam aos seus estudantes um momento de interação com a UFG.

Para solicitar uma palestra, a instituição poderá escolher o assunto a partir da lista de palestras apresentada abaixo. Uma vez escolhida a palestra, deve-se formalizar a solicitação enviando um e-mail para a Secretaria de Extensão ou para a Coordenação do Projeto “Física na Escola”.

Até o momento, 11 palestras estão cadastradas. Elas serão ministradas pelos docentes e técnicos do IF. Confira as temáticas da palestras disponíveis:

Simulando o mundo microscópico no computador: da molécula ao vírus.

Prof. Dr. Herbert de Castro Georg

Nesta palestra mostraremos, de forma bastante ilustrativa, as possibilidades que as técnicas de simulação computacional nos oferecem para se estudar as propriedades da matéria em nível microscópico, onde ela é regida pelas leis da mecânica quântica, com aplicações na Física, Química e Biologia.

Física Computacional? O que é e o que faz…

Prof. Dr. Guilherme Colherinhas

Nesta palestra abordamos como o desenvolvimento e a evolução de métodos computacionais têm sido aplicados para o estudo de novos materiais e tecnologias utilizando conceitos da física. Discutimos aspectos teóricos que permeiam a área de desenvolvimento de nanomateriais e algumas aplicações com o objetivo de demonstrar aos estudantes do Ensino Médio como os conceitos que eles estudam na disciplina de física podem estar relacionados com as novas e futuras tecnologias e como tais descobertas são realizadas utilizando-se recursos computacionais.

Inteligência Artificial e a Pesquisa Científica

Prof. Dr. Guilherme Colherinhas

Nesta palestra é abordado conceitos básicos de Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina com o objetivo de descrever como podem ocorrer aplicações desses conhecimentos em algumas áreas do conhecimento, especialmente onde há conceitos físicos, químicos e/ou biológicos envolvidos, tais como: ciências de materiais, investigação de fármacos, melhoramento de exames de imagens, entre outros. Os estudantes do Ensino Médio terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Inteligência Artificial e compreender como esta técnica influencia o mundo atualmente, desde sua utilização em celulares até a sofisticadas aplicações em medicina.

Da filosofia à terceira revolução quântica

Prof. Dr. Norton G. de Almeida

Nessa palestra faremos uma introdução aos problemas de fundamentação na mecânica quântica envolvendo o emaranhamento ou entrelaçamento quântico. Esses problemas, até 1935, eram tratados como não mais que discussões filosóficas de interpretação da mecânica quântica. Em 1935 John Bell propôs uma desigualdade que mudou radicalmente a situação, abrindo a possibilidade de testar experimentalmente as implicações consideradas “estranhas” por todos os físicos da época. Com os testes experimentais mostrando novos fenômenos previstos pela mecânica quântica, inaugurou-se a era das revoluções em tecnologia quântica, incluindo a informação e a comunicação quânticas.

Os impactos da Biofísica

Profª. Drª. Cássia Alessandra Marquezin

Após definirmos o que é Biofísica, mostraremos diversos exemplos de aplicações e resultados de impacto em áreas como Medicina, Farmácia, Biotecnologia, etc. Ao término da palestra, os estudantes compreenderão a importância e a necessidade da interdisciplinaridade nas fronteiras de pesquisa atuais.

O que são as interações fundamentais da Natureza?

Prof. Dr. Fábio Braghin

Iniciamos com uma breve discussão do porquê é importante investigar e entender as Leis da Natureza. No nosso dia a dia, tudo acontece por ação de diferentes tipos de forças, normalmente forças de contato entre dois objetos que levam por exemplo aos nossos movimentos, aos veículos se movimentarem e tudo mais. No entanto se pudéssemos usar um “super microscópio” para analisar a origem física e microscópica das interações até o nível das partículas elementares veríamos muitas coisas e efeitos muito diferentes. Ao mesmo tempo, as leis físicas da nossa realidade no dia a dia são bem diferentes das leis físicas observadas em um nível mais microscópico. Neste nível mais fundamental conhecemos quatro tipos de interações fundamentais (gravitacional, eletromagnética, nuclear forte e nuclear fraca) as quais vamos discutir na palestra. Por fim, apresentamos indícios astrofísicos e cosmológicos que levam a grandes expectativas de que haja pelo menos mais uma interação fundamental – que ainda não conhecemos.

O mundo “estranho e colorido” dos quarks e gluons

Prof. Dr. Fábio Braghin

Iniciamos com uma breve discussão do porquê é importante investigar e entender as Leis da Natureza. Dentre as partículas elementares conhecidas atualmente existem algumas que garantem a estrutura e estabilidade do núcleo atômico (neutrons e prótons) através da interação nuclear forte: são os quarks e gluons. Estando em um nível da realidade física muito difícil de ser acessado, e super diferente do que estamos acostumados a pensar, são necessários grandes aceleradores de partículas para observar suas manifestações. Nesta palestra vamos expor alguns desenvolvimentos que levaram a este paradigma e algumas das principais ideias que parecem se manifestar neste nível fundamental e cheio de mistérios da Natureza.

Fissão nuclear

Prof. Dr. Abraham Ortega Paredes

O processo de fissão nuclear parece, a primeira vista, um aspecto complicado de entender, resumidamente a fissão nuclear é o processo de divisão do núcleo de um elemento químico pesado em dois outros elementos mais leves e de massa aproximada. Em nossa conversa abordaremos conceitos básicos sobre este fenômeno e suas diversas utilidades.

Alice no país da microscopia

Drª. Tatiane Oliveira dos Santos

O que é e para que serve? Nessa conversa, abordaremos os principais aspectos da microscopia que tem possibilitado a observação e exploração do que até então era invisível ao olho humano e que passou a ser visto e explorado com o auxílio da microscopia.

Buracos negros multidimensionais e sistemas quânticos fortemente interagentes

Prof. Dr. Romulo Rougemont

Nesta palestra, inicio discutindo as 4 interações fundamentais atualmente conhecidas na natureza (gravitação, eletromagnetismo e as forças nucleares fraca e forte), e como elas descrevem parte do nosso universo observável (mencionarei brevemente também aspectos do universo ainda bastante desconhecidos, como a matéria escura e a energia escura). Das 4 interações fundamentais, apenas a gravitação apresenta dificuldades matemáticas severas ao ser submetida ao processo de quantização. Neste contexto, a Teoria de Supercordas surge como a principal candidata à uma Teoria Quântica da Gravitação, requisitando matematicamente um universo com 10 dimensões espaço-temporais. Mencionarei como a Teoria de Supercordas, por meio da chamada Dualidade Holográfica, envolvendo buracos negros multidimensionais, tem auxiliado na investigação de diversas propriedades físicas de sistemas quânticos fortemente interagentes, tais como novos estados da matéria de quarks e glúons produzidos em colisões de partículas de altas energias (e, talvez, também no interior de estrelas de nêutrons), supercondutores de altas temperaturas, etc.

A Física do Futebol

Prof. Dr. Salviano A. Leão

O futebol é o esporte mais popular do Brasil e do mundo. Nesta palestra será discutido os efeitos aerodinâmicos, responsáveis por alguns dos movimentos da bola de futebol. Será discutido o fenômeno chamado de “crise do arrasto” e o efeito Magnus que é relevante quando a bola em seu voo possui um movimento de rotação. À luz desses dois efeitos no movimento da bola, alguns lances serão analisados.

Leia mais: