O basquete brasileiro perdeu na tarde desta segunda-feira um dos maiores nomes que já teve no esporte. O ex-técnico da Seleção Brasileira masculina de Basquete, Ary Vidal, faleceu nesta tarde, em sua casa, no Rio de Janeiro, aos 77 anos. As causas ainda não foram confirmadas, mas o treinador passava por problemas renais e cardíacos crônicos.

Ary Vidal chegou a ser internado no mês de Outubro do ano passado com esses problemas crônicos e era acompanhado pelos médicos desde então. O enterro do ex-treinador da Seleção Brasileira de Basquete masculino está marcado para esta terça-feira, as 11h, no cemitério do Caju, no Rio de Janeiro.

O momento mais marcante da carreira de Ary Vidal foi o Pan-Americano de 1987, em Indianápolis, quando o Brasil de Oscar e Marcel conquistaram a medalha de ouro, vencendo na grande decisão a poderosa Seleção Americana. Naquela ocasião, o Brasil perdia por 14 pontos no intervalo, e utilizando uma de suas maiores características, que era o poder motivacional, transformou o Brasil, que voltou a quadra e venceu o jogo por 120 a 115.

O treinador ainda comandou a Seleçao Brasileira no Mundial realizado nas Filipinas, em 1978, quando o Brasil teve o 3º lugar, e também teve boas campanhas nas Olimpíadas de Seul, em 1988, e também em Atlanta, em 1996.