Normalmente os membros das casas legislativas se dividem em dois grupos: situação e oposição. Na atual legislatura da Câmara Municipal de Goiânia a divisão foge da tradicional. Além dos lados costumeiros, existe um terceiro, auto denominado pelos seus integrantes de moderado e independente.
O vereador Zander Fábio (PSL) é um dos membros da terceira via. Nesta terça-feira (26), ele concedeu entrevista à Rádio 730 e falou sobre o posicionamento do grupo. O parlamentar garantiu que nenhum dos cinco membros irá pender nem para a situação nem para a oposição. Além de Zander, os independentes contam com Divino Rodrigues e Paulo da Farmácia, do PSDC, Bernardo do Cais, do PSC e Antônio Uchôa, do PSL.
Sobre a posição do grupo nas votações da casa, Zander diz que os vereadores seguirão aquilo que entenderem ser o melhor para a cidade. “Nós vamos votar de acordo com nosso pensamento. Votaremos favorável ao que for para Goiânia e contra o acharmos que é ruim,” diz.
Zander relembra que neste início de ano, o grupo apoiou o vereador Giovani Antônio (PSDB) para presidência da casa e votou para derrubar o veto do prefeito no caso da redução da carga de trabalho para médicos e dentistas. Além destes, todos os membros assinaram o requerimento do vereador Elias Vaz (Psol) para a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) com objetivo de investigar a relação de parlamentares da casa com as suspeitas de fraudes em processos da Amma.
De acordo com o vereador o grande objetivo da CEI é investigar as licenças ambientais concedidas para grandes empresas que fizeram ou estão fazendo grandes empreendimentos imobiliários na Capital. Zander preferiu não opinar sobre a suspeita de envolvimento dos vereadores Paulo Borges (PMDB) e Wellington Peixoto (PSB).
Trânsito
Durante a entrevista, Zander citou o trânsito como um dos principais gargalos de Goiânia. Ele acredita que com a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) uma partes dos problemas se resolver, apesar de que o parlamentar preferisse que o trajeto fosse outro, como o eixo Norte / Sul por exemo.
As estruturas dos terminais da Capital também são criticadas pelo vereador, que perdoa o Terminal Bandeiras e o Terminal Cruzeiro, reformados recentemente. “Nós precisamos de mudanças urgentes,” prega.
Em relação à sede da Câmara, Zander apoia a corrente que defende a construção de um novo prédio. Segundo ele, atualmente a estrutura oferecida aos parlamentares deixa a desejar, além de o atual local não oferecer vagas de estacionamento.