O Governo de Goiás decidiu manter a Universidade Estadual de Goiás (UEG) como realizadora dos concursos públicos anulados há dez dias e divulgou o calendário para a realização de novas provas dos certames. Estão inclusos na decisão os concursos das polícias Civil e Militar, do Instituto Mauro Borges (IMB) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec).

A decisão tomada pelo governador Marconi Perillo foi anunciada na tarde desta quarta-feira (6) em entrevista coletiva à imprensa por Giuseppe Vecci, titular da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), José Carlos Siqueira (Secretário-Chefe da Controladoria Geral do Estado), Alexandre Tocantins (Procurador Geral do Estado), João Furtado Neto (Chefe do Gabinete do Governador) e Haroldo Reimer (Reitor da UEG). A entrevista foi realizada no miniauditório da Segplan, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

O secretário Giuseppe Vecci começou falando que a decisão foi tomada durante reunião de uma comissão formada pelos chefes de governo presentes à coletiva. A comissão, afirmou Vecci, preocupada com a lisura dos concursos realizados pelo Estado, resolveu recomendar, por unanimidade, três providências prontamente aceitas pelo governador. Em seguida, o secretário leu a nota com a decisão.

“Primeiramente, manter a anulação das etapas já realizadas dos concursos públicos para soldado e oficial da Polícia Militar; escrivão, agente e delegado de Polícia Civil; pesquisador do Instituto Mauro Borges e cargos técnicos e administrativos da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec). Em segundo, ratificar a permanência da Universidade Estadual de Goiás (UEG) como entidade responsável pela realização dos concursos e divulgar o novo cronograma de reaplicação das provas anuladas”, disse Vecci.

O reitor Haroldo Reimer reiterou os pedidos de desculpas públicas que já fez pela falha na elaboração dos gabaritos das provas anuladas e disse que a comissão criada na UEG para apurar o caso “não trabalha com a hipótese de fraude”. “A realização dos novos certames vão dirimir quaisquer dúvidas sobre a lisura da instituição e promoverá nova e equitativa chance de participação de todos os candidato”, disse o reitor. – Da Segplan.

Veja abaixo o novo cronograma de provas:

  • Agente de Polícia Civil – 17/03
  • Escrivão da Polícia Civil – 24/03
  • Soldado da Polícia Militar – 07/04
  • Instituto Mauro Borges (IMB) – 14/04
  • Oficiais e Cadetes da Polícia Militar – 14/04
  • Delegado da Polícia Civil – 21/04
  • Processo seletivo simplificado da Sectec – 28/04