A Central de Transplantes de Goiás em parceria com a Gerência de Informática da Secretaria de Estado da Saúde desenvolveu e aprimorou um Sistema de Notificação de Óbitos que será utilizado no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER). De acordo com o gerente da Central de Notificação, Distribuição e Captação de Órgãos do Estado de Goiás, Dr. Luciano Leão nesse primeiro momento serão captados tecidos, em especial os oculares, e, ao decorrer do tempo haverá a possibilidade de doação de órgãos.

 “Quando há um óbito em um hospital logo é notificado sobre essa ocorrência e a Central, por sua vez, irá tomar as providências para abordar a família sobre o termo de liberação da doação dos órgãos”, explica o gerente.

Segundo ele há dois anos o tempo de espera para um transplante de córnea era de aproximadamente três anos, mas com o sistema é possível reduzir esse tempo para até seis meses, diminuindo de três mil para 500 pacientes na fila. “O objetivo é diminuir o prazo para retirar a córnea em no máximo seis horas. Infelizmente muitas vezes o corpo chega ao IML após esse prazo, esse serviço pretende agilizar o atendimento”, comenta o gerente.

Atualmente o Estado de Goiás é o terceiro do Brasil nesse tipo de transplante, realizando 982 procedimentos em 2012.