Se na teoria o Real teria um jogo fácil e possível de fechar o confronto no primeiro jogo, na prática… aconteceu isso mesmo. O time merengue não tomou conhecimento do Galatasaray e venceu por 3 a 0 no Santiago Bernabéu, na primeira partida das quartas de final da Champions League. Agora, o Real só perde a classificação se perder por 4 gols de diferença na próxima terça-feira, no Turk Telekom Arena, em Istanbul.
O Jogo
Com um time tecnicamente melhor que o Galatasaray, pelo menos na teoria, o Real Madrid tinha a missão de provar isso na prática, e assim o fez desde que a bola rolou. Com uma marcação frouxa na defesa, os turcos foram presas fáceis na primeira etapa. Logo aos oito minutos, em triangulação, Ozil lançou Cristiano Ronaldo, que com muita calma, deu um toquinho por cima, de esquerda, sem chance para Muslera. Foi o nono gol do português na competição, assumindo a artilharia isolada.
No ataque, o time turco até ia bem. Aos 11, Drogba foi lançado, girou para cima de Varane, mas no chute de esquerda, a bola subiu muito. Aos 15, foi a vez de Sneijder tentar de longe, mas a bola também subiu demais. Aos 25, Drogba recebeu de Felipe Melo e, da entrada da área, chutou para defesa segura de Diego Lopez. Sem chegar a frente com eficiência, o Real decidiu dar uma freada na “reação” turca.
Aos 28min, Essien foi na linha de fundo e cruzou, o lateral Eboue falhou e a bola sobrou para Benzema, que só teve o trabalho de bater de direita e aumentar o placar. Aos 41, Ronaldo tentou marcar seu segundo gol na partida, em cobrança de falta, mas ela passou acima do gol. Aos 43, no último lance da etapa inicial, Eboue tentou se redimir e chutou forte, mas Lopez defendeu com os pés.
2º tempo
Com 2 a 0 em desvantagem, o técnico turco Fatih Terim resolveu fechar ainda mais o time, tirando o meia Sneijder e colocando o volante Gokhan Zan. Curiosamente, o Galatasaray se postou melhor em campo, impediu as chegadas do Real e ainda conseguiu dominar o meio-campo, chegando com perigo. Aos nove e aos 18 minutos, o brasileiro Felipe Melo, mais avançado, tentou duas vezes, a primeira com defesa de Diego Lopez, a segunda para fora.
Mantendo uma postura fria e calculista, o Real Madrid só esperou a hora certa para dar o bote. Com Higuaín na vaga de Benzema, coube ao argentino dar o golpe de misericórdia. Aos 28 minutos, Xabi Alonso cobrou falta na área, Higuaín nem preciso subir, cabeceou e contou com a saída em falso de Muslera: 3 a 0 no placar e fatura liquidada no primeiro jogo, já que os turcos não demonstraram poder de reação.
FICHA TÉCNICA:
REAL MADRID 3 x 0 GALATASARAY
Competição: Liga dos Campeões
Local: Santiago Bernabéu, Madri (ESP)
Data/hora: 03/04/13, às 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Svein Oddvar Moen (NOR)
Auxiliares: Kim Thomas Haglund (NOR) e Frank Andas (NOR)
Gols: Cristiano Ronaldo 9’/1ºT (1-0), Benzema 29’/1ºT (2-0), Higuaín 28’/2ºT (3-0)
Real Madrid: Diego López, Essien, Sergio Ramos, Varane e Fábio Coentrão; Khedira, Xabi Alonso, Di María (Pepe), Özil (Modric) e Cristiano Ronaldo; Benzema (Higuaín). Técnico: José Mourinho.
Galatasaray: Muslera, Eboué, Semih Kaya, Nounkeu e Riera (Amrabat); Felipe Melo, Altintop (Bulut), Inan e Sneijder (Zan); Yilmaz e Drogba. Técnico: Fatih Terim.