Ao todo foram 19 facas, 50 cachimbos, alguns isqueiros, quatro pedras de crack e uma porção de maconha foram os materiais apreendidos durante a operação Desarmando Moradores de Rua. Os militares abordaram 386 durante a ação que começou na última sexta-feira (5).
O comandante do primeiro batalhão da PM, Major Eldecírio da Silva aponta as dificuldades que a polícia teve em apreender os materiais junto aos moradores de rua. “Geralmente eles consomem essa droga rapidamente ou escodem em bueiros e árvores. Não é fácil chegar e pegá-los em flagrante,” afirma.
De acordo com o comandante, a operação foi desencadeada nos últimos quatro dias com o número maior de policiais, pois nosso objetivo era abordar o maior número de pessoas. A partir de agora as abordagens serão feitas por viaturas do patrulhamento.
Em relação às mortes de moradores que vem ocorrendo em Goiânia, a Polícia Militar continua afirmando que não se trata de grupo de extermínio. O Major Eldecírio da Silva explica que a maior parte dos crimes é ocasionada por brigas entre os próprios moradores de rua. “As mortes não tem relação alguma entre elas. Estes crimes são relacionados ao uso de drogas. Quem está morrendo são usuários de drogas que vivem nas ruas,” defende.
De acordo com o major, durante a operação a PM procurou fazer um trabalho de conscientização junto aos moradores de rua, mostrando a eles que caso continuem vendendo drogas, poderão ser as próximas vítimas de traficantes que não perdoam dívidas.