Vinte e cinco produções de 11 países diferentes foram selecionadas para a 15ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2013). A lista dos filmes para a Mostra Competitiva do Festival foi divulgada na manhã desta quarta-feira (22) pela Secretaria da Cultura (Secult). O Fica 2013 vai ocorrer de 2 a 7 de julho, na cidade de Goiás.

Das 25 produções, cinco são longas-metragens, cinco médias-metragens, 13 curtas-metragens e duas séries de TV. As obras selecionadas são provenientes do Brasil (15 produções); Itália (duas produções); Estados Unidos, Espanha, França, Alemanha, Noruega e Israel com uma produção cada, bem como duas obras coproduzidas por Eslováquia/República Tcheca e França/Bélgica/Alemanha. Da seleção brasileira de filmes ambientais Goiás possui três produções.

Entre as 25 produções selecionadas, constam 17 documentários, três obras de ficção, três de animação e duas séries. O superintendente Executivo da Secult, Décio Coutinho, informa que houve um grande número de obras inscritas neste ano sobre o ambiente urbano, a preocupação com a poluição sonora, o lixo e o crack, entre outros. Foram inscritas 494 obras, sendo 33 goianas.

Envolver a sociedade

Coutinho diz que a expectativa de público para este ano é de 100 mil pessoas. Ele explica que o objetivo é envolver ainda mais a comunidade local, intensificando a aproximação entre cultura e ambiente. Entre as ações realizadas, está a busca de parceria com os 33 assentamentos da cidade de Goiás, para levar as pessoas desses assentamentos à cidade, incentivando à participação das atividades. Outra é o Fica na Comunidade, em que a população participa propondo projetos e parcerias.

Coutinho ressalta o que o Festival proporciona a quem participa. “É uma oportunidade ímpar para que as pessoas tenham um ‘banho’ de filmes e possam assistir a produções mundiais, além de passear pela cidade, andar sem compromisso por Goiás e conhecer nossa gastronomia. Uma série de atividades como seminário, painéis, mesas, entrevistas, entre outras atividades, que provocam a inquietação naquela pessoa que está em Goiás, que não sabe para onde vai de tanta coisa boa que está acontecendo. Nesse sentido, o desafio é envolver cada vez mais a comunidade local, para que possa resultar em benefícios para cidade de Goiás, refletindo no estado e no mundo”, conclui.

Seleção

Entre os meses de abril e maio deste ano, o Júri de Seleção do Fica 2013 esteve reunido na sala do Cine Cultura, em Goiânia, para avaliar os filmes inscritos e deliberar sobre as indicações para a Mostra Competitiva do evento. Segundo o professor e pesquisador do curso de Comunicação Social/Audiovisual da UEG e também presidente dessa edição, Rodrigo Cássio, o Júri de Seleção atuou orientado por critérios, que são a adequação da obra aos pré-requisitos regulamentados pelo Festival; pertencimento da obra à categoria de “cinema ambiental” – no que esteve em discussão, permanentemente, a relação entre a forma e o conteúdo dos produtos avaliados; e o domínio da linguagem cinematográfica, a originalidade de sua aplicação, bem como a relevância das abordagens dos temas propostos. – Do Goiás Agora.