Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de outubro trará uma variação nas condições climáticas pelo Brasil. Algumas regiões experimentarão o retorno gradual das chuvas, enquanto outras continuarão enfrentando períodos de seca. Confira abaixo a previsão detalhada por região.

O final de setembro foi marcado por temperaturas altas nas capitais do Sudeste e Sul. Em regiões do Norte e Nordeste, como Belém (PA), Salvador (BA), e Manaus (AM), precipitações isoladas estão previstas, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), a máxima deve atingir 26ºC com ventos fracos e céu nublado, mas sem chuvas significativas.

A partir de outubro, espera-se que o tempo seco predomine em várias capitais, como São Paulo (SP). Na capital paulista, as temperaturas devem oscilar entre 27ºC e 31ºC. Já em Belo Horizonte (MG), máximas de 33ºC são esperadas, com névoa seca e ventos moderados ao longo da semana.

Previsão por regiões

  • Sul e Sudeste: Precipitações acima da média são esperadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e partes de São Paulo. O sul de Minas Gerais também deve receber chuvas significativas na segunda quinzena de outubro.
  • Centro-Oeste e Norte: As chuvas serão menos frequentes, especialmente em Mato Grosso, Goiás, e norte do Amazonas. A média de precipitação nessas áreas ficará abaixo do esperado.
  • Nordeste: As chuvas devem retornar ao litoral, mas o interior do Nordeste segue com precipitação abaixo da média.

“No Mato Grosso do Sul, todo o Sudeste, e também boa parte dos estados do Sul, a tendência é que a chuva fique dentro da média, ou um pouco acima da média. A frequência de passagens de frentes frias na região deve favorecer esse cenário, afirmou o meteorologista Guilherme Alves, do Climatempo, em entrevista ao GLOBO.

Grande parte do Brasil deve enfrentar temperaturas acima da média para o mês de outubro, com destaque para o Centro-Oeste, Sudeste e partes do Norte. Em áreas como Mato Grosso e Piauí, as temperaturas médias podem ultrapassar 28ºC. Já no Sul, em regiões de maior altitude, são esperadas temperaturas inferiores a 17ºC.

Destaques da previsão

  • Chuvas irregulares: O retorno gradual das chuvas em algumas regiões contrasta com a persistência de períodos secos em outras.
  • Calor intenso: A massa de ar quente que atua nos primeiros dias do mês deve manter as temperaturas elevadas em grande parte do país.
  • Regiões afetadas pela seca: O norte de Goiás e Mato Grosso continuará sendo impactado pelo efeito do “verão amazônico”, com chuvas abaixo da média.

“O mês de outubro deve ter temperaturas acima da normalidade em amplas áreas do Brasil. O destaque fica principalmente para a região norte, com o verão amazônico. Outro destaque fica para a região nordeste, principalmente a região do Maranhão, Piauí, interior nordestino, afirma o especialista.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima

Leia também: