A ONU Mulheres lançou um documento com boas práticas para governos e comunidades promoverem a participação inclusiva e a representação das mulheres na política. A entidade se preocupa com a presença de mulheres em espaços de poder e tomada de decisão, principalmente neste ano em que muitos países estão realizando eleições. “2024 é um ano decisivo para o futuro das mulheres”, afirmou.

“Com eleições em 63 países, em meio a desafios como recuperação econômica, crise climática, desigualdade social e tensões geopolíticas, o progresso da igualdade de gênero está em risco”, acrescentou.

Segundo a organização, o atual momento é importante para que haja avanços rumo à paridade e inclusão de gênero nos processos eleitorais. Portanto, com mensagens-chave sobre o direito das mulheres, a ONU Mulheres destacou a necessidade do “empoderamento e da igualdade na participação política” em ano eleitoral.

“Os partidos políticos devem oferecer oportunidades para a participação das mulheres nas eleições, oferecendo programas de mentoria, treinamento e capacitação, ajudando as mulheres a superarem as barreiras financeiras e incidindo em prol de políticas que abordem a discriminação baseada em gênero e a desigualdade econômica”, defendeu. Leia a mensagem na íntegra aqui.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 05 – Igualdade de gênero.

Leia mais: