Sagres em OFF
Rubens Salomão

ONS aponta risco de sobrecarga em 9 estados por crescimento de geração e consumo de energia solar

Relatório do Operador Nacional dos Sistema Elétrico (ONS) indica que o crescimento de geração de energia por meio de painel solar traz riscos efetivos de sobrecarga em nove Estados no país. A possibilidade, segundo o documento publicado pelo jornal O Globo, ocorre para o período dos próximos cinco anos.

Os Estados que podem ter impacto da sobrecarga são Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí. O ONS vê risco de sobrecarga “inadmissível”, superior à capacidade operacional de curta duração dos transformadores, em subestações dessas regiões.

Em 2023, todos os Estados do país, com exceção de Roraima, sofreram um apagão total ou parcial, devido à intermitência da energia solar e eólica. Segundo o ONS, os painéis solares em residências e comércios e as usinas solares tipo 3 representam mais 22% da capacidade do país. As usinas deste tipo são estruturas mais complexas e descentralizadas, com um total de capacidade instalada de 53 GW.

SOBRECARGA USINA SOLAR RIO ALTO PARAÍBA
Foto: Complexo solar de Santa Luzia opera com 3,5 milhões de painéis, na Paraíba. (Crédito: Rio Alto/Divulgação)

Sobrecarga

Um dos efeitos preocupantes da energia gerada de forma descentralizada é o chamado “fluxo reverso” de energia. Em vez de a energia fluir da transmissora para a distribuidora, o excesso de energia faz o caminho inverso, passando da distribuidora para o sistema de transmissão. É esse fenômeno que gera, por exemplo, o risco de sobrecarga no sistema, o que pode resultar em desligamento do sistema de transmissão por excesso de carga elétrica.

Recursos

Segundo a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar), o setor de energia solar já recebeu investimentos de mais de R$ 200 bilhões. Parte relevante desse valor está em sistemas, instalados em telhados e terrenos menores tanto residências quanto pequenos negócios. Em 2023, o Brasil adicionou 7,8 GW de capacidade instalada à matriz elétrica, com destaque para a energia solar.

Leia mais da Sagres Em OFF

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12  Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13 – Ação Global Contra a Mudanças Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.