Junior Kamenach
Junior Kamenach
Jornalista, repórter do Sagres Online e apaixonado por futebol e esportes americanos - NFL, MLB e NBA

Estresse e ansiedade podem afetar a mastigação e a fala, alerta especialista

No programa Tom Maior do Sistema Sagres de quarta-feira (26), a cirurgiã-dentista Luciana Pimenta explicou como o estresse e a ansiedade podem impactar diretamente a mastigação e a fala, provocando dores e disfunções na articulação temporomandibular (ATM).

“O estresse e a ansiedade funcionam como um interruptor que fica travado, mandando informações constantes para o cérebro. Isso gera tensão muscular, que pode levar a dores orofaciais”, explicou Luciane. De acordo com a especialista, a sobrecarga na musculatura pode desorganizar os movimentos da mastigação e causar desconforto na fala.

Sendo assim, a disfunção temporomandibular (DTM) é um dos principais problemas decorrentes desse estresse contínuo. “A ATM é uma das articulações mais complexas do corpo. Quando sobrecarregada, pode gerar dor, dificuldades na mastigação e no movimento mandibular”, acrescentou a dentista. O bruxismo – o hábito inconsciente de ranger ou apertar os dentes – é uma das manifestações dessa tensão excessiva.

Sinais de alerta e tratamento

Além disso, Luciana alerta que qualquer dor frequente na região da face e da boca deve ser avaliada por um profissional. “Se a pessoa acorda com dor muscular ou sente desconforto ao mastigar, já é um indicativo de que precisa procurar um especialista”, destacou.

O tratamento para DTM e bruxismo pode envolver diversos profissionais. Nesse sentido, exercícios de relaxamento e técnicas de respiração também ajudam a reduzir os impactos da ansiedade na musculatura da face.

“A psicoterapia é importante para ajudar no controle do estresse. Além disso, a placa interoclusal é utilizada para proteger os dentes e reduzir os efeitos do bruxismo. Em casos mais graves, pode-se aplicar toxina botulínica para aliviar a tensão muscular”, detalhou Luciane.

Dicas para aliviar a tensão

A dentista sugere que pequenos hábitos diários podem contribuir para o alívio da tensão na região da face. “Uma técnica simples é manter os dentes desencostados, pois isso relaxa a musculatura.

Aplicativos como o ‘Desencoste’ ajudam a lembrar de soltar os dentes ao longo do dia”, indicou. Luciane reforça a importância da atenção aos sinais do corpo.

“Se a mastigação causa dor ou desconforto frequente, isso pode ser um indicativo de que há um problema. Quanto antes for tratado, melhor a qualidade de vida do paciente”.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 03 – Saúde e Bem-Estar

Leia mais:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.