Sagres em OFF
Rubens Salomão

Comissão do Senado aprova plano que prevê alfabetização infantil até o segundo ano do fundamental

A Comissão de Educação (CE) concluiu na terça-feira (11) a análise do projeto que cria o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (PL 4.937/2024). O texto busca garantir a alfabetização até o final do segundo ano do ensino fundamental. A comissão aprovou emendas que tiveram origem em Plenário. O parecer torna a União responsável pela coordenação estratégica da política nacional de alfabetização, oferecendo assistência técnica e financeira a estados e municípios.

O governo federal passa a organizar medidas para capacitação de professores, melhoria da infraestrutura escolar e aplicação de avaliações diagnósticas no ensino fundamental. As mudanças no texto receberam parecer favorável do senador Cid Gomes (PSB-CE), em relatório lido pelo senador Flávio Arns (PSB-PR). O projeto segue agora para análise do Plenário e, setiver aprovação, irá para a Câmara dos Deputados.

A proposta resultou do trabalho da Subcomissão Permanente da Alfabetização na Idade Certa, que funcionou em 2024 e teve Cid Gomes como presidente. A proposta estrutura uma política pública permanente, colocando a alfabetização infantil como uma prioridade nacional, com uma série de ações integradas.

fundamental ensino sala de aula
Foto: Alunos retomam aulas em Porto Alegre após enchentes – maio de 2024. (Crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Fundamental

As novas ações integradas para o ensino fundamental incluem a formação e valorização de professores. A intenção é garantir capacitação continuada para aprimorar as práticas pedagógicas. Há ainda meta de investimentos na infraestrutura das escolas e monitoramento da alfabetização por meio de avaliações periódicas.

Selo nacional

O projeto prevê o reconhecimento de boas práticas por meio do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. O mecanismo deverá destacar estados e municípios que obtiverem melhores resultados.

Diretrizes

O projeto também determina que estados e municípios que aderirem ao Compromisso Nacional deverão elaborar políticas próprias de alfabetização, alinhadas às diretrizes da União. A assistência financeira federal será condicionada a critérios como o percentual de crianças não alfabetizadas e a presença de grupos historicamente desfavorecidos. A avaliação inclui comunidades indígenas, quilombolas e alunos da educação especial.

Leia mais da Sagres Em OFF

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.