Após o posicionamento do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que abriu mão da candidatura ao Governo do Estado, não resta dúvida de que o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, será o candidato do PMDB ao governo, de acordo com o presidente do diretório regional do partido, Adib Elias, que falou à Rádio 730, durante o quadro Opinião Livre, nesta segunda-feira, 15.
OUÇA A ENTREVISTA COM ADIB ELIAS
{mp3}stories/audio/Reportagens_Jornalismo/2010/Fevereiro/adib-elias{/mp3}
Para Adib, a visita do presidente Lula à capital, na última sexta-feira, foi extremamente proveitosa, pois ajudou a consolidar ainda mais a aliança entre o PMDB e o PT e consolidar a candidatura de Iris, com o apoio de Lula.“100% do partido quer o prefeito de Goiânia. Não tenho dúvida em confirmar que o candidato é o Iris” afirmou.
Adib destacou que o partido vai apoiar ainda os projetos políticos de Henrique Meirelles, a quem chamou de grande companheiro. “Se ele dissesse que era candidato, com certeza nós deixaríamos o caminho aberto. Ele é um homem correto e íntegro. Se tivesse pesquisas que nos mostrassem que ele teria condições de nos levar a uma vitória, eu não tenho dúvida de que ele seria o nome”, acrescentou.
Alianças
De acordo com Adib Elias, o PMDB tem trabalhado para formar uma ampla alinça no Estado, com o apoio, inclusive de partidos que já apoiaram o ex-governador, Marconi Perillo. “O PRP, que sempre esteve com o Marconi pode estar com a gente agora. Além do PRB, o PC do B e o PT. Devemos ter cerca de sete partdos. Pela primeira vez, vai haver uma reversão grande no horário eleitoral e uma melhora acentuada para o PMDB”, pontuou Adib.
Ele ainda destacou que gostaria de ter o apoio da Nova Frente (PP, PSB, DEM, PR), mas vê que esta é uma difícil possibilidade. “Acredito em três frentes e, em um segundo turno, a Nova Frente com certeza estará com a gente”.
Candidato
Para o presidente do PMDB regional, o nome de Iris para o Governo já está definido. Marconistas chegaram a comemorar a decisão de Meirelles de não concorrer, mas para Adib, Iris é um candidato forte. “O grande receio do PSDB é enfrentar o prefeito Iris Rezende. Eu não tenho dúvida disso. Eu posso dizer que o partido tem um grande apreço por ele e todos mostram uma grande vontade de ganhar as eleições”.
Chapa para sucessão
Para Adib Elias, o PT já deve estar contemplado com a candidatura de Iris, pois pode assumir a prefeitura de Goiânia. “Não tenho dúvidas de que o Paulo Garcia vai continuar um bom trabalho e é um fato muito agradável na política goiana”, disse, em relação ao vice-prefeito.
De acordo com Adib, o PT pode até vir ocupar mais um espaço na chapa majoritária para o Governo do Estado, mas, segundo ele, com o apoio da Nova Frente, o partido de Lula poderia ceder espaço na chapa, por “herdar” a prefeitura da capital.