Mais de 100 mil homicídios não foram contabilizados no s últimos 15 anos no Brasil. Os dados são de um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O pesquisador Daniel Cerqueira analisou os dados de mortes com causas indeterminadas do Datasus (banco de dados do Sistema Único de Saúde) que aconteceram entre 1996 e 2010. De acordo com ele, aproximadamente 130 mil homicídios não entraram nas estatísticas de mortes violentas no país.

A pesquisa apontou quem 175 mil pessoas foram mortas de forma violenta por causas indeterminadas nos últimos 15 anos. De acordo com o pesquisador, 74% destas mortes foram homicídios. Sendo assim, a taxa de homicídios no Brasil é 18,65% maior do que se divulga.

Cerqueira explica que o principal problema está na falta de comunicação entre a polícia e as secretaria municipais de saúde, responsáveis pela notificarem as mortes, fato que provoca o déficit nos números.

Para a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, o Datasus é excelente para desenvolver políticas para a saudade, mas é tardio e às vezes equivocado para a segurança pública. Ela adiantou que o governo federal pretende implantar um sistema de informação mais confiável.